Novo portal do SNS deve ter «ferramentas de enorme relevância para os CSP»
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), presidida por João Rodrigues, manifestou hoje a sua "enorme satisfação" com o facto de terem sido dados "os primeiros passos neste novo ciclo dos cuidados de saúde primários", através do recente lançamento do portal do SNS.
Contudo, considera importante a plataforma ser "otimizada, incorporando outras funcionalidades, ferramentas e temas que são de enorme relevância para os CSP e para o SNS", dando exemplos concretos.
De acordo com a USF-AN, o novo portal deverá ter "uma área que disponibilize aos utilizadores da plataforma alguns links úteis, para rapidamente se visitar outras ferramentas já existentes e de grande relevância para a gestão do conhecimento e governação clínica, como por exemplo o Portal BI|USF".
A Associação detetou também que, "apesar de termos agora centralizado um motor de busca das diversas unidades prestadores de cuidados – secção ´Rede de Cuidados de Saúde Primários` – o mesmo carece de informação sobre os CSP".
É o caso, nomeadamente, do "enquadramento histórico, evolução, uma breve introdução à Reforma dos CSP, uma sintética definição de cada tipo de unidade de saúde, assim como, clarificação da organização da Rede de Cuidados de Saúde Primários".
A USF-AN faz questão de deixar claro que reconhece o "mérito" da nova plataforma, onde os profissionais "têm agora um único sítio que lhes possibilita aceder a aplicações informáticas do SNS, encontrar informação sobre legislação e normas, visualizar as orientações e guidelines e aceder a concursos, formações e eventos".
Em jeito de conclusão, a organização representante das USF considera que, "por uma política de transparência, prestação de contas e acesso à informação", a inclusão dos tópicos que detetou "seria um salto qualitativo para o SNS".