Cepheid Talks

Ortopedia e Traumatologia: Fernando Fonseca tomou posse como presidente da SPOT

Fernando Fonseca, diretor do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tomou posse, esta sexta-feira, como presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, para o biénio 2017-2018. Na cerimónia, que decorreu na sede da SPOT, em Lisboa, aquele ortopedista disse estar consciente da “tarefa difícil” que tem pela frente.

“Concorri com a consciência de que a presidência da SPOT representa o reconhecimento dos meus colegas da qualidade da Ortopedia do meu hospital. Além disso, estou associado à SPOT há 31 anos, desempenhei todos os cargos existentes nesta Sociedade e considerei ser o momento de dar o meu contributo”, afirmou Fernando Fonseca, em declarações à Just News.


Fernando Fonseca e José Guimarães Consciência, presidente-eleito para o mandato 2019-2020.

Reconhecendo que este é o “culminar de um desafio”, o novo presidente da SPOT referiu que, para o seu mandato, tem como objetivos desenvolver o trabalho da Direção anterior e continuar a internacionalização e a divulgação da Ortopedia portuguesa a nível internacional.

“Já tivemos alguns ortopedistas portugueses em lugares de grande destaque europeu e temos colegas em órgãos internacionais de qualidade. Queremos dar-lhes apoio”, garantiu.

Fernando Fonseca mencionou, ainda, que tem como finalidade trazer a Portugal o Congresso da Sociedade Europeia de Ortopedia e, por outro lado, quer apostar e continuar a apoiar a lusofonia.



“Recebemos muitos colegas de Angola, de Cabo Verde e de Moçambique que vêm a Portugal terminar a sua formação e queremos apoiar esses países. Todos falamos Português e quando estamos fora em trabalho é realmente fantástico encontrar alguém que fala a nossa Língua”, observou, salientando que os especialistas portugueses são muito bem recebidos nos congressos angolanos e brasileiros.

“Reconhecem bem o nosso papel e o apoio que lhes temos dado. A Sociedade vai continuar a apostar fortemente esta internacionalização”, frisou.

No entender de Fernando Fonseca, a Ortopedia portuguesa encontra-se “ao nível do primeiro mundo”. Apesar das dificuldades existentes, a qualidade dos “nossos” ortopedistas e dos tratamentos é “excelente”, não ficando atrás de qualquer congénere internacional.

Segundo indicou, os atuais desafios da especialidade passam pelas mudanças de gerações, sobretudo no que respeita à qualidade da formação dos internos, que é “excelente, reconhecida internacionalmente e deve ser mantida”; assim como pelo acompanhamento da evolução tecnológica. Segundo referiu, a atual conjuntura de Portugal, vivida já há alguns anos, torna difícil todo o investimento tecnológico necessário, porém, “é extremamente importante que seja mantido”.



Fernando Fonseca sucede no cargo de presidente da SPOT a António Oliveira, diretor do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário do Porto. O presidente-eleito para o mandato 2019-2020 é José Guimarães Consciência, diretor do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.


António Oliveira, presidente cessante da SPOT.



Mesa da Assembleia-Geral cessante: Carlos Pintado (secretário), José Guimarães Consciência (presidente) e José Montes (secretário).


Elementos dos Órgãos Sociais da SPOT: João Henriques, Manuel Sousa, José Guimarães Consciência, Isabel Garcia, Luís Branco Amaral, Fernando Fonseca, João Gamelas, José Carlos Leitão, Aloísio Leão.

Órgãos Sociais:


Direção

Presidente: Fernando Fonseca
Presidente-eleito: José Guimarães Consciência
Secretário-geral: João Gamelas
Tesoureiro: Fontes Lebre
Vogal: Manuel Sousa
Vogal: António Andrade
Vogal: Isabel Garcia


Assembleia-Geral
Presidente: José Carlos Leitão
Vice-presidente: José Brenha
Secretário: António Rebelo
Secretário: João Henriques


Conselho Fiscal
Presidente: Luís Branco Amaral
Vogal: Aloísio Leão
Vogal: Francisco Mercier


Secção para o Estudo da Patologia da Anca
Coordenador: Pedro Dantas
Tesoureiro: Bartol Tinoco
Vogal: André Sarmento


Secção para o Estudo da Biomecânica do Aparelho Locomotor
Coordenador: João Moreira
Tesoureiro: Delfim Tavares
Vogal: Manuel Nunes Leão


Secção para o Estudo da Patologia da Coluna
Coordenador: Nelson Carvalho
Tesoureiro: Pedro Varanda
Vogal: Pedro Fernandes


Secção para o Estudo da Patologia do Ombro e Cotovelo
Coordenador: Rui Claro
Tesoureiro: Joaquim Nelas
Vogal: Carlos Maia Dias


Secção para o Estudo da Patologia do Tornozelo e Pé
Coordenador: Nuno Côrte-Real
Tesoureiro: António Andrade
Vogal: Marta Gomes
Vogal: Nuno Brito


Secção para o Estudo dos Tumores do Aparelho Locomotor
Coordenador: Gabriel Matos
Tesoureiro: Vânia Oliveira
Vogal: Rúben Fonseca


CISPOT – Comissão de Internos da SPOT
André Couto (Sul)
João Duarte Silva (Norte)
Vitor Pinheiro (Centro)



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda