Novo presidente da SPP quer «facilitar a comunicação» entre pneumologistas
A criação de um Conselho Consultivo “para troca de ideias entre todos” é um dos principais objetivos de Venceslau Hespanhol, o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP). O responsável e os restantes membros da Direção, bem como outros elementos dos órgãos sociais, tomaram posse no passado dia 8 de janeiro, na sede da SPP, em Lisboa.
Perante uma sala cheia, Venceslau Hespanhol, chefe de serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de São João e professor associado com agregação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, afirma que a existência de um Conselho Consultivo “vai facilitar a comunicação entre os vários membros da SPP, para que todos possam colaborar na tomada de decisões estratégicas”.
Para o responsável, outro dos objetivos a levar a cabo é continuar o trabalho da anterior Direção no que diz respeito ao desenvolvimento da Ciência e do Conhecimento. “A equipa anterior fez um trabalho exemplar e obviamente que pretendemos dar-lhe continuidade, principalmente para se conseguir fazer um balanço das doenças respiratórias nos últimos anos.”
Nesse sentido, espera-se reforçar o intercâmbio com outras instituições para que seja possível vir-se a obter, por exemplo, dados científicos e fidedignos da realidade das doenças do foro respiratório. “Não vai ser uma tarefa fácil, mas é necessária”, disse Venceslau Hespanhol.
Como novo presidente, sente uma grande satisfação pela tarefa que agora tem entre mãos. “É uma honra exercer este cargo, mas também uma grande responsabilidade, tendo em conta o excelente trabalho desenvolvido pela anterior Direção e por esta equipa ter sido escolhida por uma votação muito significativa”, afirmou.
Carlos Robalo Cordeiro, o anterior presidente, que atualmente é secretário-geral da Sociedade Europeia Respiratória (ERS - European Respiratory Society), referiu ser “com muito gosto que passo a pasta a uma equipa de grande qualidade”. O especialista de Coimbra salientou ainda: “Deixo a SPP arrumada, com uma boa tesouraria.”
Relembrou os vários projetos desenvolvidos ao longo dos seis anos em que esteve à frente da SPP, como a revista, o site ou as bolsas e os prémios, e realçou a importância de se reforçarem os laços com o Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos.
No decorrer da sessão realizada na sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia tomaram ainda posse os coordenadores das Comissões de Trabalho e dos Grupos de Estudos da SPP.
A nova Direção da SPP é constituida por Fernando Menezes, Fernanda Nascimento, Marco Liebermann, Jaime Pina, Paula Pinto, Venceslau Hespanhol, Cristina Barbara, Ricardo Nascimento, Maria Manuel Figueiredo e Fernando Barata.
Podem ser consultadas mais fotos da tomada de posse dos novos órgãos sociais da SPP aqui.