Novo website ajuda doentes com estenose aórtica

O Grupo de Válvulas Aórticas Percutâneas da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (APIC) acaba de lançar uma nova plataforma online, que disponibiliza informação validada por médicos sobre a estenose aórtica (EA), os seus sintomas, formas de tratamento, os principais Centros de referência com experiência em diagnóstico e tratamento de pessoas com EA, e recomendações sobre como viver com esta patologia.

De acordo com Rui Campante Teles, cardiologista de intervenção, “com este website pretendemos ajudar as pessoas que tenham EA a compreender a sua doença e a procurar tratamento adequado à sua condição. Queremos ainda ajudar no diagnóstico desta doença ao disponibilizar informação sobre os especialistas referenciados e com experiência nesta área.”

Uma das novidades do website é uma área específica de “Registo Voluntário do Portador de Estenose Aórtica” para as pessoas que sofram deste problema poderem receber informação regularmente.

A estenose aórtica afeta 32 mil Portugueses, atingindo um em cada 15 Portugueses com mais de 80 anos. Trata-se de um aperto na válvula aórtica, cuja função é evitar que o sangue bombeado pelo coração volte para trás. Quando existe este estrangulamento, o sangue passa com dificuldade, provocando queixas e diminuindo drasticamente a sobrevivência, pelo que tratamento passa por implantar uma válvula nova.

Imprimir



Siga-nos no Instagram