Cepheid Talks

Enfermeiros de Reabilitação criam Núcleo no Hospital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai passar a contar com um Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação (NER). O projeto está a ser impulsionado pelo enfermeiro diretor desta unidade hospitalar, João Formiga, tendo já decorrido a primeira reunião de enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação (EEER), com o propósito de aprovar o regulamento do Núcleo.

Segundo os elementos que constituem a comissão instaladora do NER, a expectativa é que seja possível "dar visibilidade aos cuidados de reabilitação, promover o acesso dos doentes a estes cuidados especializados, facilitar a comunicação entre enfermeiros de reabilitação, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências, e constituir um grupo mediador junto dos decisores”.

Após a constituição formal do Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação, será delineado "um plano de atividades para o HDS em áreas como a reabilitação motora/funcional, neurológica, respiratória e cardíaca, assim como nas áreas de investigação e gestão de cuidados".


João Formiga

Contribuir para a "redução dos tempos de internamento”

De acordo com João Formiga, o objetivo é “organizar esta área de especialidade da enfermagem, fundamental para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados em áreas de internamento onde a capacitação e a reabilitação do utente são o foco primário de atenção”.

Para o enfermeiro diretor do HDS, o investimento na enfermagem de reabilitação surge "não só com o objetivo de promover a recuperação da autonomia da pessoa através da prestação de cuidados de qualidade, mas também da sua capacitação para a tomada de decisão”.

E acrescenta: "A intenção é contribuir para um regresso a casa mais seguro e autónomo e para a redução dos tempos de internamento”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda