Cepheid Talks

Número de médicos dentistas a exercer no estrangeiro sobe 45% desde o início da crise

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, considera que “a atual conjuntura socioeconómica está a ter um impacto na medicina dentária nunca antes sentido pela profissão em Portugal". Mais de 60% dos médicos dentistas que no passado suspenderam a sua inscrição na OMD estão a exercer no estrangeiro, uma subida face aos 48% verificados em 2012.

Os números divulgados pela OMD mostram que, atualmente, há perto de mil médicos dentistas portugueses a exercer no estrangeiro, uma subida de 45% face ao que se verificava em 2008, altura em que começou a crise económico-financeira.

Mais de 65% dos médicos dentistas que exercem no estrangeiro estão em Inglaterra, sendo França o segundo destino dos médicos dentistas portugueses, com quase 9%. Quase metade dos médicos dentistas que emigrou tem entre 26 e 40 anos.

Para além dos médicos dentistas que desempenham funções a tempo inteiro no estrangeiro, há dezenas de médicos dentistas que trabalham em simultâneo em Portugal e no estrangeiro.

Orlando Monteiro da Silva considera que “as dificuldades sentidas pelos médicos dentistas expressam aquilo que pode ser um retrocesso grave no acesso à medicina dentária, com consequências futuras na saúde oral e na saúde geral das populações", salientando que “é urgente implementar mecanismos adicionais que permitam assegurar um direito humano básico, o direito de acesso da população a cuidados de medicina dentária”.

Em 2013 estavam inscritos na Ordem 8.147 médicos dentistas, uma subida face aos 7.779 registados em 2012. O bastonário explica que, “nos últimos 10 anos, o número de associados da OMD tem crescido à taxa anual de 6.70% e as projeções indicam que este número continuará a aumentar até 2018, estimando-se que, daqui a quatro anos, existam 10.903 médicos dentistas a exercer em Portugal.”

Orlando Monteiro da Silva mostra-se preocupado com este crescimento, tendo em conta que “a razão população/médicos dentistas em Portugal é de um médico dentista por cada 1.296 habitantes. O rácio indicado pela Organização Mundial de Saúde para a região da Europa Ocidental é de um médico dentista por 2.000 habitantes”.

Entre os dados divulgados pela OMD, é também indicado que, dos associados ativos na OMD, 57% são mulheres e cerca de 60% dos médicos dentistas têm entre 26 e 40 anos. Quase metade dos médicos dentistas, 48%, exerce a sua atividade nos distritos de Lisboa e Porto, existindo 30 concelhos, essencialmente no interior de Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde não existem médicos dentistas inscritos na ordem.

A OMD tem inscritos 703 médicos dentistas estrangeiros, de 37 nacionalidades, sendo que mais de metade veio do Brasil.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda