O contributo da Enfermagem no processo de «reabilitar para a vida»

Dias 28 e 29 de janeiro a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) organiza, através do corpo docente e discente do Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação, o 6º Congresso "Reabilitar para a Vida". Alguns dos temas centrais incidirão sobre o processo de reabilitação em cuidados de saúde primários, cuidados diferenciados e cuidados paliativos.

"Novos desafios para a Reabilitação em Portugal" é o tema da conferência inaugural do congresso, que será proferida por José Serôdio, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). De seguida realiza-se a mesa redonda "Reabilitar em cuidados de saúde primários", com intervenções de profissionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Hospital São João, Centro de Saúde Norton de Matos. Serão debatidas questões relacionadas, nomeadamente, com a responsabilidade do cuidador informal enquanto "elemento chave" e com o contributo da visita domiciliária para o "sucesso de um programa de Reabilitação".

Participam ainda neste evento especialistas de várias outras unidades. É o caso do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Hospital Garcia de Orta, Faculdade de Motricidade Humana, IPO Coimbra, Centro Hospitalar Cova da Beira, Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, entre outras.

As outras mesas redondas estão focadas nos processos de reabilitar em cuidados de saúde primários e em cuidados paliativos, nas novas tecnologias em Reabilitação e no papel da Reabilitação em contexto desportivo. Nesta última sessão com intervenções sobre "Treino adaptativo em altitude" e "Desporto adaptado: Uma oportunidade de intervenção".

Antes da sessão de encerramento o programa contempla a realização de 3 workshops sobre "Treino de Reabilitação Cardíaca", "Osteopatia" e "Intervenção em Disfagias".

O programa pode ser consultado aqui.


Contacto: congressos.essv@gmail.com 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda