O estigma da doença mental: construir «novos caminhos» em Barcelos

A Casa de Saúde S. João de Deus - Barcelos, vai realizar, no âmbito do programa de Luta contra o Estigma na Doença Mental, uma conferência no dia 23 de janeiro, intitulada: "Estigma: Que caminhos?", com a participação de diversos especialistas. A iniciativa, que conta com o apoio da Janssen, é dirigida a profissionais de saúde, bem como à comunidade em geral, sendo a inscrição gratuita.

A Conferência de Abertura será proferida por Salvador Simó, docente e investigador na Universidade VIC da Catalunha. Os comentários estarão a cargo de Vítor Manuel Lameiras Monteiro, presidente do Instituto S. João de Deus (ISJD), e de Armandina Saleiro, vereadora do pelouro da Educação, Bibliotecas, Ação Social e Saúde Pública do Município de Barcelos.

"Estigma - antigos mitos... novos caminhos..." é o tema do primeiro painel. Sob a moderação de Lúcia Gonçalves, jornalista da SIC, participam alguns profissionais das Casas de Saúde de S. José, do Bom Jesus - Braga e de S. João de Deus - Barcelos, nomeadamente, especialistas das áreas de Psicologia e Psiquiatria. Além dos testemunhos de um utente e de um familiar de utente, também fazem parte do painel Diogo Valadas, diretor técnico da Associação AVC, e Sara Sousa, terapeuta ocupacional do Hospital de S. João.

A outra sessão do evento estará focada no papel da comunicação social. Sob o lema "Pensamento cruzado", o painel integra Vítor Cotovio, psiquiatra e psicoterapeuta do ISJD, Margarida Cordo, psicóloga e terapeuta familiar, e Mésicles Helin, psicólogo e sonoplasta na TSF, estando previsto um espaço de debate com o público, que poderá colocar questões aos vários intervenientes.

Durante o período da conferência, os participantes podem visitar a exposição temporária "Ser poeta", que "valoriza o papel da poesia na saúde mental", sublinha a comissão organizadora, acrescentando que "estará também presente Francisco Alves, autor da obra `Viver com Esquizofrenia`".

O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição (gratuita) pode ser efetuada online aqui.
Para mais informações: formacao.norte@isjd.pt 

“Destruindo mitos,  construindo um caminho”

Com capacidade para internar 350 utentes com doença mental, com idades a partir dos 18 anos, e exclusivamente do sexo masculino, a Casa de Saúde S. João de Deus - Barcelos assume-se como "um Centro Assistencial na área da Psiquiatria, Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial" do Instituto S. João de Deus (ISJD).

Tendo em conta o "novo paradigma da abordagem na doença mental" e a "importância de romper com o ciclo criado pelo estigma existente face à doença mental", a Casa de Saúde S. João de Deus - Barcelos lançou o projeto de intervenção, intitulado “Destruindo mitos,  construindo um caminho”. Os objetivos passam, exatamente, por desenvolver atividades como a conferência "Estigma: Que caminhos?", que "possam constituir como uma mais-valia na diminuição dos estereótipos, preconceitos e comportamentos associados ao estigma na doença mental."

Podem ser consultadas mais informações sobre o projeto aqui.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda