O futuro da Enfermagem de Reabilitação vai estar em debate na cidade de Tomar
"Excelência em Enfermagem de Reabilitação: no caminho da Autonomia e Qualidade de Vida" é o lema do Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação (CIER 2025), que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2025.
Promovido pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), o evento, que vai reunir "profissionais, investigadores e estudantes para debater os principais desafios e inovações na área da Enfermagem de Reabilitação", volta a afirmar-se como "um espaço de excelência científica, partilha de conhecimento e valorização profissional".
A primeira mesa redonda do Congresso, intitulada “Dependência no Autocuidado”, é dedicada à "integração de cuidados e ao papel fundamental dos cuidadores e das famílias". Entre os oradores estão Carlos Miguel Soares (Portuguese Association for Integrated Care), Liliana Chaves Gonçalves (Associação Nacional de Cuidadores Informais), João Pedro Mendes (ULS Coimbra) e Liliana Silva (ULS Matosinhos).
A Conferência Inaugural que se realiza de seguida, sobre “Excelência em Cuidados de Saúde”, fica a cargo de Maria Rosário Barros, Chief Nursing Officer da Direção-Geral da Saúde, sob moderação de Maria Manuela Martins.
Entre outros temas, será apresentado o livro “Teoria de Enfermagem de Reabilitação para o Bem-Viver”, partilhadas "experiências inovadoras nas áreas da reabilitação cardiorrespiratória, prevenção da sarcopenia, reabilitação oncológica e insuficiência cardíaca" e debatida a "implementação de programas e projetos-piloto de enfermagem de reabilitação".
O CIER 2025 encerra a 6 de dezembro, no Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE), com as Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, um momento simbólico de celebração da inclusão e da cidadania.
Asssim, a Comissão Organizadora faz questão de destacar "o programa diversificado e de elevado valor científico" do Congresso, que "reafirma o papel essencial da Enfermagem de Reabilitação na promoção da autonomia, funcionalidade e qualidade de vida das pessoas, contribuindo para uma saúde mais integrada, inovadora e humana".
Mais informações em https://www.aper.pt/eventos/cier-2025/


