KRKA

«O imunoalergologista é médico da família, não apenas do doente»

Manuel Branco Ferreira é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para o triénio 2020-2022, sucedendo a Elisa Pedro.

O imunoalergologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou que um dos objetivos do mandato será reforçar a visibilidade da Sociedade nos media, principalmente para mostrar “as muitas capacidades da especialidade e como pode fazer a diferença na vida da pessoa com doença alérgica”.


Tomada de posse de Manuel Branco Ferreira

Na sede da SPAIC, em Lisboa, Manuel Branco Ferreira tomou oficialmente posse como presidente perante vários colegas e amigos. Uma das medidas anunciadas foi o reforço da presença da Sociedade nos meios de comunicação social: “Há uns anos que temos ganho visibilidade, mas queremos aumentá-la, para se chegar à população e também à tutela.”



Como especificou: “É necessário falar sobre a velha questão da imunoterapia específica e como faz a diferença na qualidade de vida das pessoas com alergia, mas também queremos realçar as muitas capacidades que os imunoalergologistas foram adquirindo, nomeadamente em hospitais de dia dinâmicos. É ainda importante falar sobre os avanços terapêuticos e o impacto que têm na vida dos doentes.”



Para o novo presidente, outra mensagem que deve chegar à população é a de que “o imunoalergologista é o médico da família, não apenas do doente".

Em suma: “Vamos dar mais um passo no sentido de tornarmos a SPAIC maior e mais visível, para que as pessoas que sofrem de doença alérgica possam ter cada vez melhores cuidados de saúde e qualidade de vida.”

Manuel Branco Ferreira realçou que “a atual Direção vai assim apostar num trabalho de renovação na continuidade”, nunca esquecendo “a lógica de união entre todos os sócios, para que todos vejam a Sociedade como a sua casa, na qual podem colaborar, inclusive, investigadores não médicos e profissionais de outras especialidades”.


Passagem de testemunho na liderança da SPAIC: Elisa Pedro e Manuel Branco Ferreira 

"Maior valorização dos grupos de interesse da SPAIC"

Além da “necessidade imperiosa” de apostar na educação e em projetos, o responsável apontou ainda para “uma maior valorização dos grupos de interesse (GI), à semelhança do que foi feito pelas anteriores direções: “Os GI têm que ser a espinha dorsal da SPAIC, devendo partir deles a vontade de novos projetos para se conseguir uma Sociedade viva e dinâmica.”

Manuel Branco Ferreira é atualmente responsável pelo Internamento e pela Unidade de Imunoalergologia de Ligação do Serviço de Imunoalergologia do Hospital de Santa Maria – CHULN, docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e presidente do Conselho Científico da Associação de Doentes com Angioedema Hereditário. 

Na cerimónia, anunciou que a 19.ª Reunião da Primavera da SPAIC vai decorrer no dia 18 de abril de 2020, em Aveiro, com a temática “Dermatite atópica”; e a 41.ª Reunião Anual da SPAIC terá lugar entre 25 e 27 de setembro, no Porto.


Elisa Pedro com a atual Direção da SPAIC. Atrás: José Ferreira e Rodrigo Rodrigues Alves. À frente: Fernando Regateiro, Emília Faria, Elisa Pedro, Ana Morête, Manuel Branco Ferreira e Pedro Martins

Corpos sociais (2020-2022):


Direção:

Presidente: Manuel Branco Ferreira
Vice-presidentes: Ana Morête, José Ferreira e Pedro Martins
Secretária-Geral: Emília Faria
Secretário-Geral Adjunto: Frederico Regateiro
Tesoureiro: Rodrigo Rodrigues Alves

Assembleia Geral:
Presidente: João Fonseca
Vice-presidente: Ângela Gaspar
Secretária: Natacha Santos

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda