KRKA

O papel da enfermagem de reabilitação na abordagem do doente crítico

Dia 27 de fevereiro realiza-se, no Auditório Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina do Porto, o I Curso de Enfermagem de Reabilitação em Medicina Intensiva. Sob o lema "Reabilitar o Doente Crítico", a formação é promovida por enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) da Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de São João.

Entre outros objetivos, o curso, que conta com o apoio da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), pretende valorizar a inovação na área da enfermagem de reabilitação, promover a partilha de experiências de investigação, formação e prestação de cuidados relacionados com enfermagem de reabilitação, identificar os ganhos em saúde decorrentes do exercício de enfermagem de reabilitação em doentes dos Serviços de Medicina Intensiva.

"Reabilitação global do doente crítico" é o tema da primeira mesa redonda do programa, onde os intervenientes, dos Centros Hospitalares de São João, Vila Nova de Gaia/Espinho e de Coimbra, abordarão os seguintes temas: "Mobilização precoce do doente em suporte ECMO", "O enfermeiro de reabilitação numa UCI: realidade do CHVNG/E" e "Programa de reabilitação na prevenção de declínio funcional na pessoa em situação crítica".

Além da apresentação de pósteres e comunicações livres, o programa contempla a realização de outras duas mesas redondas sobre os temas: "Reabilitação do doente neurocrítico" e "Indicadores de qualidade em enfermagem de reabilitação".

O programa completo pode ser consultado aqui.

Email: cursoreabilitacaochsj@gmail.com
Inscrição: 10€

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda