Cepheid Talks

O papel da sociedade civil na «luta contra a tuberculose»

A Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR) e a Fundação Portuguesa do Pulmão realizam amanhã, segunda-feira, algumas iniciativas de sensibilização e informação sobre a tuberculose, no âmbito do dia mundial da doença, que se assinala a 24 de março.

O evento, sob o lema "A luta contra a tuberculose. O papel da sociedade civil", está organizado em duas partes distintas. Durante o período da manhã serão realizados rastreios, entre as 8h30 e as 16h00, junto à Estação de Metro do Cais do Sodré, através da unidade móvel, aos utentes da Unidade de Atendimento à Pessoa Sem-Abrigo, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Entre as 10h00 e as 12h00 será organizada uma mesa redonda, onde serão abordados temas relacionados com a tuberculose, e que conta com a participação de Teles de Araújo, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, Maria da Conceição Gomes, presidente da ANTDR,  António Tavares, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Luís Espírito Santo, da Associação Assistência de São Paulo.

Ainda durante a manhã são promovidas "Reflexões para o Futuro", tema a cargo de José Miguel Carvalho, do Centro de Diagnóstico Pneumológico de Santarém e de Helena Gata, da ANTDR.

Durante a tarde, e focado no tema "Tuberculose e diabetes", realiza-se, na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, um encontro intitulado “Saber comer e viver bem com a tuberculose e outras doenças.” De seguida, terá lugar um curso de cozinha, dado pelo Chef Ivo Maurício e pela dietista Joana Leitão, e um workshop sobre “Tuberculose, diabetes e outras doenças”.

No mesmo espaço, pode ser vista a exposição de fotografia de Felisbela Santos.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda