KRKA

O papel dos secretários clínicos na equipa multiprofissional das USF

 “O secretário clínico na dinâmica organizacional das unidades funcionais” foi o tema sob o qual se realizaram, no último sábado, em Lisboa, as 1.as Jornadas dos Secretários Clínicos. O evento pretendeu demonstrar o potencial destes profissionais, que somam competências e funções ao nível da administração, da gestão, da informática e do atendimento. Partilha, equipa e elo de ligação foram as ideias-chave desta iniciativa.

Bernardo Vilas Boas, presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), considerou, em declarações à Just News, que a importância das jornadas passou, não apenas, por dar relevo à profissão, mas também por ajudar no seu crescimento.

“Contribuímos, assim, para a dignificação da profissão perante a sociedade, no sentido de conseguir que o próprio poder político a reconheça e considere devidamente”, indicou, concluindo que este foi apenas o primeiro passo, perspetivando-se dar continuidade a este tipo de reuniões.

Segundo Fátima Garcia, membro das comissões organizadora e científica das jornadas e interlocutora administrativa da USF Marginal, os secretários clínicos têm, atualmente, um papel completamente diferente do que tinham há cerca de 10 anos.

Com a reforma dos cuidados de saúde primários, a profissão sofreu uma grande evolução, passando a ter funções de muito mais responsabilidade. “O secretário clínico tem de evoluir e interiorizar este processo de mudança”, afirmou Fátima Garcia, referindo que estes profissionais investem cada vez mais em si, na sua formação e na equipa que integram.

A realização da primeira edição das Jornadas dos Secretários Clínicos vem, precisamente, no seguimento destas alterações e da crescente importância que estes membros da equipa multiprofissional das USF têm vindo a ganhar.

“As jornadas são, essencialmente, um espaço de partilha, para que os secretários tenham orgulho na sua profissão e sintam que estão a fazer um bom trabalho”, observou, acrescentando: “Pela primeira vez, conseguimos dar a nossa opinião, contribuir e ajudar nas metas e objetivos que temos. Isso é muito gratificante.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda