Cepheid Talks

O Prémio Nacional de Saúde 2014, atribuído pela DGS, tem as candidaturas abertas até dia 30 de junho.

Até dia 30 de junho estão abertas as candidaturas ao Prémio Nacional de Saúde 2014, atribuído anualmente pela Direção-Geral da Saúde. O Prémio "visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência, no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspetos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde, uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde".

Ao vencedor do Prémio será entregue um colar em prata dourada e colocada, no átrio da entrada do edifício da DGS, uma placa com inscrição do seu nome, função e categoria.

O Prémio Nacional de Saúde foi criado em março de 2006. O então Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos, anunciava em Despacho Ministerial de 21 de março que, "sob a proposta do Diretor-Geral da Saúde", era lançado este Prémio, fazendo o seguinte enquadramento da iniciativa:
"A obtenção de ganhos em saúde, nas suas vertentes de promoção, prevenção e prestação de cuidados, reflete-se, necessariamente, no bem-estar dos cidadãos, das famílias e das populações, com todos os benefícios que daí decorre. Por outro lado, o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde, quando prestado em moldes excelentes, também contribui para o prestígio das instituições do Serviço Nacional de Saúde." Correia de Campos acrescenta no documento: "a institucionalização de prémios é um incentivo à obtenção daqueles ganhos, bem como ao desenvolvimento de um trabalho prestigiante para as instituições do Serviço Nacional de Saúde".

A candidatura é feita através do seguinte formulário, onde devem constar:
- Actividades desenvolvidas pelo candidato que se distinguiram pela relevância e excelência, no âmbito das ciências da saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde.
- Actividades desenvolvidas pelo candidato que tenham contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos de saúde ou para o prestígio das organizações no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

As fichas de candidatura devem ser enviadas por carta registada, com aviso de receção ou entregues em mão, em envelope fechado, na receção das instalações da Direção-Geral da Saúde, com indicação da seguinte morada:
Diretor-Geral da Saúde
A/C do Diretor do Departamento da Qualidade na Saúde
Prémio Nacional de Saúde
Alameda D. Afonso Henriques, nº 45
1049-005, Lisboa

A atribuição do Prémio Nacional de Saúde terá lugar no dia 4 de outubro, data da comemoração da criação da Direção-Geral da Saúde, em 1899.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda