Encontro esclarece o «que há de novo no cancro de mama»

O Movimento Vencer e Viver, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, vai realizar o seu II Encontro Nacional no dia 23 de janeiro. O evento, que terá lugar no auditório do IPO Lisboa, tem como lema: "O que há de novo no cancro de mama?". A entrada é livre, estando sujeita a inscrição prévia, a efetuar até dia 19 de janeiro.

A sessão de abertura do encontro conta com as intervenções de Francisco Ramos, presidente do Conselho de Administração do IPO de Lisboa, Francisco Cavaleiro de Ferreira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e Teresa Nunes, coordenadora do Movimento Vencer e Viver.

Durante o período da manhã serão abordados os novos tratamentos do cancro da mama e a componente genética da doença, temas que serão desenvolvidos, respetivamente, pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia, Passos Coelho, e pela coordenadora da Consulta de Risco Familiar de Cancro da Mama e Ovário do IPO Lisboa, Fátima Vaz. Realiza-se ainda a tertúlia "À conversa com sobreviventes de cancro da mama".

Da parte da tarde, estará em discussão a "evidência" do papel da nutrição no cancro da mama, o desenvolvimento pós-traumático, a preservação da fertilidade e a sexualidade e a intimidade após o cancro da mama.

Vencer e Viver é um movimento de entre-ajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou uma situação semelhante.

Teve origem em 1953 nos EUA, por iniciativa de Teresa Lasser, uma mulher a quem foi diagnosticado um cancro da mama e que iniciou visitas hospitalares a outras mulheres também sujeitas ao mesmo tipo de diagnóstico, oferecendo apoio emocional através de um testemunho de esperança.

Em Portugal, é promovido e financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, através dos seus Núcleos Regionais e teve início em 1981. A nível internacional está integrado e segue os princípios gerais do Reach To Recovery International.

Inscrição:
A entrada é livre, estando sujeita a inscrição prévia, a efetuar até dia 19 de janeiro.
Contacto: vencereviver.nrs@ligacontracancro.pt
Telf.: 217 265 786


Imprimir