KRKA

Oftalmologia do CHULN utiliza inteligência artificial para «revolucionar o rastreio de glaucoma»

"Com este novo exame, basta tirar uma fotografia aos olhos e em segundos o programa dá-nos um diagnóstico bastante exato sobre a doença", explica Luís Abegão Pinto, responsável pela Consulta de Glaucoma do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN).

As vantagens são evidentes, conforme refere o médico: "Isso permite-nos no mínimo duplicar a capacidade de exames diários e ficar apenas com os doentes que realmente precisam de fazer o resto do processo."

Luís Abegão Pinto recorda que, "com o circuito de exames habitual, só conseguíamos ver oito doentes por dia, num processo que ocupava três ortoptistas, exames que depois ainda tinham de ser analisados por um médico".

"O primeiro a nível internacional"

De acordo com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) o seu Serviço de Oftalmologia, dirigido por Walter Rodrigues, "é o primeiro a nível internacional a recorrer a um programa de inteligência artificial que promete revolucionar o rastreio do glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo".


Este novo exame permite dar "um diagnóstico da doença em segundos, substituindo um circuito de sete exames com cerca de uma hora de duração, poupando recursos e acelerando o tratamento" e será uma preciosa ajuda no objetivo de "eliminar a lista de espera nesta área".

Walter Rodrigues e Luís Abegão Pinto 

"Ir aos centros de saúde... ir ao encontro dos doentes"

É ainda adiantado que o Serviço de Oftalmologia estabeleceu já um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com o propósito de "levar este exame inovador aos centros de saúde".

O projeto piloto deverá arrancar já dia 1 de Fevereiro e Luís Abegão Pinto destaca esta medida: "Conseguimos assim ir ao encontro dos doentes, o que já estava previsto na Estratégia Nacional para a Saúde da Visão mas ainda não tinha sido implementado."



Distribuída nos hospitais públicos e outras entidades de saúde, esta publicação da Just News tem como missão valorizar o SNS e os seus profissionais, através da partilha de boas práticas e de projetos de excelência.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda