KRKA

Operação Nariz Vermelho lança campanha «Quando for grande quero ser Dr. Palhaço»

Há quem queira ser Dr. Palhaço quando crescer e este foi o mote que esteve na origem da nova campanha institucional da Operação Nariz Vermelho “Quando for grande quero ser Dr. Palhaço”. A campanha está já no ar na rádio, imprensa, on line, rede Multibanco e múpis espalhados por todo o país, e surge após o sucesso da recente iniciativa de rua “Seja Sorridário”.

O objetivo principal desta campanha é o de comunicar a profissão de “Doutor Palhaço”, um artista profissional que tem formação especializada no meio hospitalar e trabalha em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.

“É muito importante esclarecermos o público que o serviço de visitas que oferecemos aos hospitais é prestado por um conjunto de artistas que para poderem estar perto da criança hospitalizada têm que adaptar o seu know how artístico ao contexto hospitalar e agir em perfeita consonância com o trabalho dos profissionais de saúde, o ambiente e o público para o qual se dirigem. Assim, o ´Doutor Palhaço`, surge como uma nova profissão, uma especialização do trabalho do palhaço” afirma Magda Ferro, porta-voz da Operação Nariz Vermelho.

Pedro Fabião, diretor artístico da ONV salienta: “O encontro entre a criança hospitalizada e a dupla de Doutores Palhaços é inesperado, transformador e, em muitos casos, um momento de pura magia. Mas, por trás da espontaneidade e graça dos Doutores, há na sua bagagem um longo treino. As competências necessárias correspondem às seguintes grandes áreas de formação: artística/humorística, corporal, musical, médica/psicológica e relacional."

Quando um artista integra a equipa, "sempre através de audições muito participadas", refere Pedro Fabião, traz já consigo "uma grande sensibilidade e maturidade emocional, um variado leque de técnicas artísticas - para além de ter de ser muito engraçado!".

Acrescenta ainda o diretor artístico da ONV que, ao entrar no grupo, o artista "inicia um processo de nove meses de estágio, durante o qual recebe intensivamente toda a formação de base. A partir daí, íntegra a equipa e passa a receber, como todos os outros artistas da Operação, formação interna mensal e, duas vezes por ano, com mestres que trazemos do estrangeiro. Só com este investimento podemos garantir que as crianças no hospital tenham o melhor de nós!"

A campanha conta com exemplos de algumas crianças cujo maior sonho é ser “Doutor Palhaço”, e, com isso, proporcionar momentos de alegria aos seus amigos doentes.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda