Ordem dos Nutricionistas lança campanha «O que fazemos, faz bem»

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, vai amanhã apresentar publicamente, no Museu Nacional dos Coches, a campanha "O que fazemos, faz bem". A ação tem como principal objetivo "sensibilizar a população para a importância do papel dos nutricionistas na promoção da saúde".

A propósito desta campanha, a Ordem dos Nutricionistas recorda que a Organização Mundial da Saúde "tem alertado para a importância da nutrição, quer pela sua influência na melhoria da saúde e na prevenção de doenças, quer no tratamento de várias patologias".

Relativamente ao nosso país, a prevalência das doenças crónicas não transmissíveis, habitualmente associadas a desequilíbrios nutricionais, "assumem já níveis preocupantes", sendo apresentados vários dados:

"Mais de 50% da população portuguesa tem excesso de peso, mais de 3 milhões de pessoas sofrem de hipertensão arterial e a diabetes está diagnosticada em 12% dos portugueses. Por outro lado, as estatísticas mostram que entre 29% e 47% dos pacientes admitidos nos hospitais encontram-se em risco nutricional, sendo que 6 a 15% encontram-se mesmo em situação de desnutrição."

É ainda acrescentado que "pelo menos metade das causas de doença e de morte em Portugal têm relação direta com a alimentação, sobretudo com o excesso de sal, açúcar, gorduras e gordura trans".


Feito este enquadramento, considera a Ordem dos Nutricionistas que, "não obstante estes dados, o Serviço Nacional de Saúde tem ainda menos de metade do número mínimo de nutricionistas que seriam necessários para a dimensão da população portuguesa".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda