Os contributos dos médicos para a «consolidação social» em Angola

São aguardados mais de mil médicos angolanos e estrangeiros no XI Congresso Internacional dos Médicos em Angola. O evento realiza-se nos dias 26 e 27 de janeiro de 2016, em Luanda, sob o lema "Os médicos e os seus contributos na consolidação social". Em simultâneo, decorre a Médica Hospitalar – um salão profissional com as últimas inovações em medicamentos e equipamentos médicos.

No painel dedicado à Saúde Materna, serão debatidas questões relacionadas com a saúde das mulheres em África - "do nascimento ao início da actividade sexual" -, os benefícios socioeconómicos do investimento na saúde da mulher e o papel dos médicos na promoção da saúde da mulher.

Protocolo com a Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis

Já na sessão dedicada à cooperação entre países, a Comissão Organizadora do congresso sublinha que "o isolacionismo não faz parte do léxico médico, sendo antes um imperativo constitucional e político defensável, tanto mais que devemos ousar apresentar e praticar as nossas forças que começam a ser notadas".

Neste contexto, é anunciado que serão estabelecidos protocolos de colaboração com a OMS "e outras entidades pertinentes, designadamente com a Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis".



Temas dos painéis:
As contribuições da Epidemiologia para a Consolidação dos Sistemas de Saúde  
Saúde Materna
Saúde das Crianças
Cooperação Técnica entre Países num mundo global
Ensino Médico e Saúde
Pesquisa científica e divulgação/comunicação  
Medicina do Trabalho
Medidas no Uso Racional de Medicamentos
Doenças Crónicas não Transmissíveis e Intervenções de Saúde Pública
Segurança e Saúde no Trabalho em Angola

Do programa, e além da apresentação de trabalhos e de variados cursos, fazem ainda parte mais de três dezenas de conferências, sendo muito diversificados os tópicos abordados. Algumas das palestras incidirão sobre temas como "Nanotecnologia para diagnóstico molecular - O caso  da Tuberculose", "Cenário epidemiológico das Doenças cardiovasculares em África", "Saúde nos Media: o rigor da notícia", "Problemas relacionados com o consumo drogas, álcoo l e tabaco entre os  jovens – a precocidade na prevenção".

O programa pode ser consultado aqui.






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda