«Os médicos e a Ópera»: Imunoalergologista Antero Palma-Carlos lança novo livro

“A ópera pode ser um exutório para as emoções e um tranquilizante pela música”, considera o imunoalergologista Antero Palma-Carlos, que apresentou agora o seu mais recente livro, intitulado “A História e a Ópera”. Na sessão, que decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa, também se cantou ópera.

Antero Palma-Carlos referiu, em declarações à Just News, que a música é “muito importante para o equilíbrio mental e físico”, permitindo “relaxar, estimular a mente e até contribuir para uma melhor compreensão da pessoa humana”.



A apresentação do livro, da editora Sinapsis, decorreu na sala principal da Ordem dos Médicos, onde vários amigos e colegas se juntaram para ouvir Antero Palma-Carlos falar sobre “Os médicos e a Ópera” e para assistirem a um momento musical protagonizado por elementos do OperaWave, acompanhados ao piano por Manuela Fonseca.

Anabela Paixão, cardiologista pediátrica, Fernando Coelho Rosa, pediatra, e Catarina Ribeiro, aluna do 3.º Ano de Medicina, são três dos membros do grupo que atuaram.

Antero Palma-Carlos encantou-se pela ópera desde muito cedo, quando tinha 10 anos, tendo, atualmente, uma biblioteca, uma discoteca e uma videoteca. Desde os anos 1950, já assistiu a espetáculos de ópera em mais de uma centena de palcos, de São Petersburgo a Buenos Aires, sublinhando o facto de ser o espetador n.º 730 dos 15 mil da Arena de Verona, em Itália. É ainda amigo do Centro Cultural de Belém e do The Metropolitan Opera Guild, nos EUA, além de ter sido, até 2013, amigo do S. Carlos.



O interesse pela ópera tem sido partilhado por outros médicos. Antero Palma-Carlos recorda que, em Portugal, “o Dr. Mário Moreau foi diretor do S. Carlos e autor de numerosos livros sobre a história da ópera em Portugal, o Prof. Machado Macedo foi presidente da Fundação S. Carlos, o Dr. Álvaro Malta, obstetra, foi cantor profissional de 1959 a 1988, com carreira internacional, e o falecido Dr. Silva Santo escreveu um livro sobre ópera”.

Catarina Bravo (soprano), Anabela Paixão (mezzo soprano), Jorge Cerol (baixo), Teresa Gonçalves (soprano), Manuela Fonseca (piano), Fernando Coelho Rosa (tenor), Manuel Relvas (barítono) e Fernando Serafim (tenor, narrador e encenador).




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda