Pacotes de açúcar alertam os portugueses para os sintomas do enfarte

No âmbito de uma parceria entre a iniciativa Stent for Life, trazida para Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), e a Delta Cafés, foi reforçada a campanha “Não perca tempo, salve uma vida - o enfarte não pode esperar”, que visa sensibilizar a população para os sinais de um enfarte e a importância de agir rapidamente e ligar 112.

Como resultado desse acordo, estão a ser distribuídos cerca de 4.480.000 pacotes de açúcar Delta com o logótipo da campanha “Não perca tempo. Salve uma vida” e o respetivo link para o site e página facebook da iniciativa, que conta já com mais de 2.000 seguidores.  Serão também colocados mais de 10.000 trípticos informativos em estabelecimentos de restauração a nível nacional, que permitirão à população reconhecer facilmente as mensagens desta iniciativa.

Está igualmente prevista a projeção do spot da campanha no painel informativo do Jardim Municipal de Campo Maior, assim como no site e facebook do Município e no Auditório do Centro Cultura, antes das sessões de cinema. A partir de maio a campanha também será divulgada no Boletim Municipal da Câmara Municipal.

O spot de trinta segundos, gravado no final de 2013, conta com a presença da embaixadora da campanha em Portugal, a atriz Rita Blanco. O vídeo alerta para a necessidade de reconhecer os sintomas de enfarte e a importância de ligar rapidamente 112 numa situação de emergência.

Para Hélder Pereira, Champion da Stent for Life em Portugal “é através destas parcerias com grandes empresas em Portugal como a Delta Cafés, que a iniciativa Stent for Life consegue garantir uma maior divulgação junto da população. Com o apoio da DELTA Cafés, iremos certamente alcançar muitos milhares de portugueses que poderão ficar a saber e compreender quais os sintomas do enfarte agudo do miocárdio e como devem agir em caso de emergência, ligando 112 e contatando profissionais do INEM”.

Hélder Pereira destaca ainda que “em Portugal as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e é preciso sensibilizar a população para os sintomas de um enfarte. Ao conseguirmos que as pessoas saibam reconhecer estes mesmos sintomas e que liguem 112, estamos a melhorar o rápido acesso ao tratamento do enfarte, uma vez que com a ajuda de profissionais especializados do INEM reencaminhamos o doente para a unidade de saúde mais adequada para a realização de uma angioplastia primária, que é vista pela comunidade médica como a forma de tratamento mais eficaz em caso de enfarte”.


Sobre a Campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA”

“Não perca tempo, salve uma vida - o enfarte não pode esperar” é uma iniciativa europeia lançada pela European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions (EAPCI) e do EuroPCR. Atualmente, está presente em 10 países, incluindo Bulgária, França, Grécia, Sérvia, Espanha, Turquia, Egipto, Itália, Roménia e Portugal. Em Portugal, a iniciativa é apoiada pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) com o objetivo de melhorar o acesso dos doentes, com enfarte agudo do miocárdio, à angioplastia primária. Para mais informações visite o site da campanha em www.stentforlife.pt

Imprimir