Cepheid Talks

Parceria da APCP com Farmácias Holon aumenta o conhecimento dos farmacêuticos sobre os cuidados paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) e as Farmácias Holon assinaram um protocolo de colaboração, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos farmacêuticos sobre os cuidados paliativos e, em simultâneo, ajudar a referenciar famílias com estas necessidades.

“Este protocolo vai permitir reforçar a ação da APCP e das Farmácias Holon na promoção da saúde e bem-estar dos utentes. O nosso principal objetivo passa por otimizar a forma como se desenvolve a atividade farmacêutica e o nível de serviço, informação e dedicação que se presta ao utente, diariamente”, explica Pedro Pires, administrador das Farmácias Holon.

“A APCP tem como objetivo trabalhar em sinergia com organizações que visem o desenvolvimento de práticas externas que melhorem os cuidados paliativos em Portugal. As Farmácias Holon vão ajudar no aumento da percepção sobre o que são estes cuidados, na formação e na educação para a saúde”, afirma Manuel Luís Capelas, presidente da APCP.

“O farmacêutico tem um papel social, de aconselhamento e orientação. O diálogo e a proximidade com o utente leva a uma maior motivação do cumprimento dos tratamentos e pode desvendar determinadas necessidades específicas, como é o caso dos cuidados paliativos. Pretendemos ser elementos ativos do processo de referenciação”, conclui Pedro Pires.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda