Cepheid Talks

Partilha de exemplos distintos no Congresso do AVC «pode ajudar a reinventar a realidade nacional»

Dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2023 realiza-se, no Porto, o 17.º Congresso Português do AVC. Como tem sido habitual, o evento vai contar com convidados internacionais, "por considerarmos que a troca de experiências multiculturais e a partilha de exemplos muito distintos pode ajudar a reinventar a realidade nacional”, refere Vítor Tedim Cruz, presidente da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.

De acordo com o especialista de Neurologia, este ano merece destaque "a variedade de temas" que serão abordados. O objetivo é procurar "percorrer as áreas da prevenção primária e secundária, do tratamento agudo e da reabilitação mas também outros temas de reflexão e de grande atualidade, como a sustentabilidade na saúde ou a saúde mental".

Esta abrangência de assuntos leva Vítor Tedim Cruz a sublinhar: "Este é um Congresso verdadeiramente multidisciplinar e aberto a todos os que querem aprender e deixar o seu contributo."

Na sua opinião, sendo o acidente vascular cerebral (AVC) "um problema de saúde pública, que representa a principal causa de morte e incapacidade em Portugal, é essencial formar os profissionais de saúde que contactam com esta patologia sobre as melhores e mais atuais práticas na abordagem do AVC, nas suas diferentes fases de cuidados".



"Número expressivo de cursos"

A SPAVC disponibiliza ainda seis cursos formativos pré e pós-congresso, fazendo mesmo questão de anunciar que "este é o primeiro ano em que o Congresso acolhe este número tão expressivo de cursos, despoletados por necessidades identificadas em anos anteriores".

O 17.º Congresso Português do AVC representa o retomar do modelo presencial, que se caracteriza “pelo convívio e intenso networking entre pares, muito enriquecedor para os congressistas”. No entanto, mantendo a "internacionalização e facilidade de acesso que as edições anteriores, em formato 100% virtual, vieram acrescentar", a SPAVC vai manter a opção de participação virtual.

O objetivo é possibilitar a participação de todos interessados que não são residentes em Portugal Continental, "com especial enfoque nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que têm demonstrado grande interesse em acompanhar os nossos Congressos e não queremos que fiquem de fora”.

Podem ser consultadas mais informações aqui.



Distribuída nos hospitais públicos e outras entidades de saúde, esta publicação da Just News tem como missão valorizar o SNS e os seus profissionais, através da partilha de boas práticas e de projetos de excelência.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda