Partnering for Cure distingue projetos de investigação que procuram a cura de doenças virais

Três investigadores europeus de virologia foram premiados com bolsas de investigação com base nos projetos para investigação sobre novas formas de cura de doenças virais. Os premiados foram selecionados por um grupo de especialistas independentes que integram o programa Partnering for Cure, uma iniciativa pioneira na Europa.

O programa, patrocinado pela Bristol-Myers Squibb, pretende aumentar a investigação científica inovadora que poderá levar à cura de doenças virais, VIH, hepatite B (VHB) e hepatite C (VHC). Partnering for Cure foi lançado por um grupo independente de especialistas em virologia independentes com o objetivo de apoiar a investigação inovadora e proporcionar uma maior colaboração e partilha de conhecimentos entre a comunidade cientifica e a comunidade clínica no campo da doenças viricas.

“Apesar dos avanços significativos registados nos últimos anos há ainda muito trabalho a fazer para que um dia seja possível curar doenças infecciosas crónicas, como VIH, VHB e VHC”, comentou Emília Valadas, médica no Hospital de Santa Maria e especialista nacional envolvida no programa Partnering For Cure. “A iniciativa Partnering for Cure está a encarar este problema de frente, unindo-se à comunidade clínica para dar apoio à investigação que nos aproximará ainda mais da nossa última esperança,uma possível cura.”

“Temos o prazer de anunciar os investigadores selecionados da primeira iniciativa de investigação Partnering for Cure”, afirmou George Hanna, médico e vice-presidente para a área de desenvolvimento de investigação em  VIH da Bristol-Myers Squibb. “A Bristol-Myers Squibb é líder na área da virologia e queremos manter o nosso compromisso de apoiar a investigação e a educação inovadoras em virologia, com o objetivo de proporcionar um fórum de discussão de ciência inovadora sobre a natureza das infeções virais crónicas.”

Os vencedores das bolsas de investigação do Partnering for Cure são:

•    Matthieu Perreau, Centre Hospitalier Universitaire Vaudois (CHUV) Service Immunologie et Allergie, Suíça com o projecto: identificação da(s) população(ões) de células T CD4 de memória que albergam VIH-1 com capacidade de replicação dentro dos tecidos linfoides
•    Ruxandra Calin, Departamento de doenças infecciosas e tropicais, Hôpital Pitié-Salpêtrière, França com o projeto: análise abrangente dos reservatórios de VIH em doentes cronicamente infetados pelo VIH-1 tratados com sangue com baixa carga de VIH-ADN associado a células.
•    Valentina Svicher, AVIRALIA Foundation, Itália com o  projecto: identificação e caracterização funcional de elementos genéticos no genoma do VHB correlacionados com a reativação do VHB através da imunossupressão

A iniciativa Partnering for Cure foi desenvolvida e orientada por um grupo independente europeu de especialistas em doenças viricas na Europa, incluindo Alemanha, França, Suíça, Suécia, Bélgica, Itália, Espanha e Reino Unido, com o apoio da equipa de investigação e desenvolvimento da Bristol-Myers Squibb. Tem, como objectivos, proporcionar educação clínica a médicos interessados em virologia, apoiar os investigadores ativos em virologia e proporcionar aos médicos e investigadores um fórum de discussão sobre os avanços nas doenças viricas com vista à cura.

Imprimir