Jornadas de ORL de Braga focam «uma das áreas menos abordadas»

O Serviço de ORL do Hospital de Braga, em parceria com a Academiacuf, vai realizar, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, as suas primeiras Jornadas. O tema central é “Patologia da cabeça e do pescoço” e, de acordo com Luís Dias, diretor do referido serviço, a escolha prende-se com o facto de se tratar de uma “área da especialidade que necessita de afirmar o seu espaço, por ser uma zona de fronteira com outras especialidades”.

“Atualmente, existem muitas ações de formação a nível nacional, orientadas por vários serviços da especialidade e outras entidades competentes, que abordam as várias áreas da Otorrinolaringologia, pelo que optamos por escolher uma das menos abordadas”, referiu, em declarações à Just News, mencionando que será focada a patologia cervical, tanto benigna como maligna.



O otorrinolaringologista faz, ainda, questão de destacar que durante a realização destas Jornadas vai ser feita, do Bloco Operatório do Hospital de Braga, a transmissão em direto de uma cirurgia cervical minimamente invasiva.

“Trata-se de uma abordagem cirúrgica que não está ainda desenvolvida em Portugal. Nesse sentido, contamos com a presença dos Drs. Mario Fernandez e Pablo Parente, que vão proceder a esta intervenção em direto a partir do bloco operatório, para que possamos partilhar experiências”, indica Luís Dias.

Quando questionado acerca da ideia de organizar estas 1.as Jornadas de ORL do Hospital de Braga, o médico esclarece que o serviço que dirige tem vindo a crescer bastante, tanto em termos assistenciais como formativos, razão pela qual a realização desta iniciativa era já uma necessidade que se impunha e que tem vindo a ser pensada há algum tempo.


Luis Dias com Sara Ramalho e Joana Rocha Guimaraes, elementos da Comissão Organizadora.

Dirigidas a otorrinolaringologistas e a outros profissionais da área da saúde, as Jornadas terão lugar no Auditório do Hospital de Braga. A organização espera receber cerca de 100 participantes. Segundo Luís Dias, a realização desta primeira edição “está a criar grandes e muito positivas expectativas”.



O programa provisório pode ser consultado aqui.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda