Paula Freitas é a nova presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade

Paula Freitas, assistente hospitalar do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar de São João e professora auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é, desde domingo, a nova presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), sucedendo a Davide Carvalho, diretor do já referido serviço hospitalar e professor da FMUP.



Durante a sua tomada de posse, na Sessão de Encerramento do 19.º Congresso Português de Obesidade, que decorreu de 20 a 22 de novembro, em Lisboa, Paula Freitas afirmou que a SPEO tem uma área grande de trabalho, referindo haver muitas coisas novas que podem ser feitas e que, para tal, a Sociedade precisa do apoio de todos.



“Foi uma honra trabalhar na antiga Direção, com o Prof. David Carvalho. A nova propõe-se a fazer igual e, se possível, ainda melhor”, observou.



Imediatamente antes da tomada de posse de Paula Freitas, Davide Carvalho, ainda presidente da SPEO, deu a conhecer quais os trabalhos premiados durante esta 19.ª edição do Congresso. O prémio para a melhor comunicação na área da Obesidade Infantil foi entregue por Clotilde Limbert a Carla Rêgo e a Jorge Mota, dois dos autores do trabalho “Socio-ecological intervention impact in preschool children to prevent obesity”.

O prémio para a melhor comunicação na área da Cirurgia da Obesidade foi entregue por Carlos Almeida a Eva Lau, uma das especialistas envolvidas no trabalho “Avaliação da hipoglicemia pós-prandial por prova de refeição mista em doentes com e sem história de cirurgia bariátrica”.

Foram entregues duas Menções Honrosas. Uma por Ana Varela, a Carlos Costa Almeida, em representação do seu filho, Carlos Costa Almeida, a propósito do estudo “Resultado a médio e longo prazo da cirurgia bariátrica”; Outra por Helena Cid a Daniela Magalhães, uma das envolvidas na elaboração do trabalho “Cirurgia bariátrica em doentes com infeção VIH: controlo metabólico e marcadores de infeção pós-procedimento”.

Urban design features and physical activity levels in a portuguese adolescent sample” foi o tema distinguido com o prémio para a melhor comunicação na área da atividade física. Este foi dado por Cristina Caetano a Jorge Mota.

Flora Correia e Paula Câmara entregaram o prémio de melhor comunicação na área da Nutrição a Jorge Mota. “Milk intake is negatively associated with the clustering of cardiometabolic risk factors in adolescentes” foi o tema do trabalho distinguido.

Eva Conceição recebeu de Helena Fonseca o prémio para a melhor comunicação na área da Psicologia, com o estudo “Avaliação psicométrica do Questionário Repetitive Eating Questionnaire (Rep(eat)-Q9)”.

O trabalho “Obesidade e comorbilidades – haverá diferenças nos doentes com síndrome de apneia obstrutiva do sono?” foi distinguido com o prémio para a melhor comunicação na área da Obesidade e Comorbilidades”. Rita Bettencourt-Silva recebeu-o das mãos de Raquel Carvalho.

Por fim, Davide Carvalho chamou Selma Souto para entregar mais uma Menção Honrosa, desta vez a João Sérgio Neves, autor do trabalho “Impacto da cirurgia bariátrica no controlo tensional de doentes com obesidade mórbida e hipertensão arterial”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda