Pedro Melo apresentou Enfermagem em Saúde Escolar
Foi apresentado no Porto, no passado dia 12 de junho, o livro Enfermagem em Saúde Escolar, editado pela Lidel e coordenado por Pedro Melo, presença regular no Jornal Médico, com a sua coluna de opinião “Diagnóstico de Enfermagem”.
A sessão contou com a presença de Rosário Barros, chief nursing officer da DGS, que assina o prefácio, Gisela Leiras, coordenadora do novo Programa Nacional de Saúde Escolar, e José Lima, presidente da Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade (AUCC).
Considerado um marco na história da literatura técnico-científica na área da Enfermagem em Saúde Escolar, o manual agora lançado conta com a participação de 45 autores.
Para Pedro Melo, “esta era uma obra necessária para apoiar o desenvolvimento da disciplina de Enfermagem em Saúde Escolar, quer no contexto do Ensino e da Investigação, quer no apoio à decisão clínica e boas práticas em Saúde Escolar dos enfermeiros e das enfermeiras que exercem nesta área”.
Em nota de contracapa, a diretora-geral da Saúde refere-se a “uma obra de referência em enfermagem em saúde escolar”, fornecendo “bases sólidas para decisões fundamentadas
na evidência e para a aplicação de estratégias eficazes”. 
Pedro Melo, Gisela Leiras, José Lima e Rosário Barros
Rita Sá Machado acrescenta que “reforça ainda o papel essencial do enfermeiro enquanto agente promotor de ambientes saudáveis, seguros e inclusivos”, concluindo ser “assim que se constroem escolas capazes de garantir o bem-estar físico, emocional e social dos jovens, investindo num futuro mais saudável para todos”.
Os conteúdos de Enfermagem em Saúde Escolar encontram-se organizados em cinco partes:
Percursos e Fundamentos;
Enfermagem e Programa Nacional de Saúde Escolar;
Qualidade e Inovação;
Parcerias Comunitárias;
Ética e Investigação.
Também foi incluído um roteiro de decisão clínica – desde a atividade de diagnóstico à avaliação de resultados – que pode ajudar profissionais de enfermagem que exercem funções nesta área, ou tenham interesse em exercer, a desenvolver o seu trabalho nas diversas vertentes da saúde escolar.
Trata-se de um livro igualmente útil a estudantes do ensino pré e pós-graduado, para que tenham acesso a um conjunto de evidências que suportam a decisão clínica. É ainda uma referência para outros profissionais de saúde e estudantes que queiram conhecer melhor este contexto de transformação social e promoção da saúde.
De referir que o coordenador de Enfermagem em Saúde Escolar cedeu à AUCC os royalties obtidos com as vendas do livro, para a atribuição anual de um Prémio de Boas Práticas em Enfermagem de Saúde Escolar, a que a Direção daquela Associação e os próprios autores decidiram atribuir o nome de “Pedro Melo”.
Pedro Melo é professor adjunto na Escola Superior de Enfermagem do Porto, enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária e investigador integrado no RISE-Health. Autor do Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC), coordena o MAIEC Lab, onde tem uma major thematic area de investigação que estuda a aplicação desse modelo nas comunidades escolares, em diferentes contextos e problemáticas.
Autor de vários livros técnicos, capítulos em obras nacionais e internacionais, e artigos científicos na área da Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, mas também de Saúde Familiar, é doutor em Enfermagem e pós-doutorando em Tenologias em Saúde na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Conta mais de 18 anos de experiência em saúde escolar, associando a experiência clínica ao ensino e à investigação.

