Planeamento em Saúde: IHMT lança iniciativa para «discutir desenvolvimentos futuros»
Agendado para dias 28 e 29 de novembro, o evento promovido pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e pela Fundação Friedrich Ebert visa promover a partilha de experiências "muito relevantes de planeamento no setor da saúde", especialistas de uma dezena de países. A conferência de encerramento será proferida por Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde. A entrada é livre, sujeita a inscrição.
De acordo com o IHMT, o Seminário sobre Planeamento em Saúde pretende "dar resposta a uma necessidade de aprofundamento deste tema, sentida quer no ambiente académico, quer no meio político e técnico. Por outro lado, visa analisar e comparar experiências de planeamento da saúde em diferentes contextos políticos, económicos e sociais."
Além da partilha de experiências de planeamento no setor da saúde nos países lusófonos, também representantes de entidades de outros países, como o Canadá, Espanha e Reino Unido, darão as suas perspetivas sobre o tema.
Assim, e com base nestas experiências, a realização do seminário tem três objetivos fundamentais: "aprofundar aspetos doutrinais deste tema, conhecer e analisar realizações concretas nesta área e discutir desenvolvimentos futuros do planeamento em saúde".

Na sessão de encerramento, e antes da intervenção do ministro da Saúde, será lançado o livro “Compreendendo o sistema de saúde para uma melhor gestão”, da autoria de Raynald Pineault, da Universidade de Montreal, do Canadá.
O programa pode ser consultado aqui.


