Plantas medicinais: velhos remédios para novas doenças?

Na próxima quarta-feira, 30 de julho, realiza-se pelas 18h00, mais uma sessão de "Infusão de Ciência", uma iniciativa promovida pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. "Plantas medicinais: velhos remédios para novas doenças?" é o tema da conversa, que terá a intervenção de Lígia Salgueiro, professora e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Durante cerca de uma hora, Lígia Salgueiro irá abordar a eficácia e segurança do uso de plantas para o tratamento e prevenção de doenças, conduzindo "uma conversa entre os canteiros de plantas medicinais, passando pelas utilizações ancestrais de muitas destas plantas ou as moléculas bioativas usadas nos medicamentos e outros produtos de saúde", divulga hoje o site da Universidade de Coimbra.

A "Infusão de Ciência" é uma iniciativa anual, que teve início em março, com a abordagem do tema "Plantas e fungos, uma relação de ´milhões`", e que termina em fevereiro de 2015. Consiste num ciclo de conversas, a decorrer mensalmente, sempre na última quarta-feira do mês, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, com o objetivo de "levar a ciência às pessoas de uma forma informal e descontraída". O ponto de encontro é o portão junto aos Arcos do Jardim.

Próximos temas:

30 de julho: Plantas medicinais: velhos remédios para novas doenças?
- Lígia Salgueiro

27 de agosto: Trunfos e apuros da planta emigrante
- Daniel Montesinos e Andreia Jorge

24 de setembro: Quem tem medo das plantas transgénicas?
- Sandra Correia e Jorge Canhoto

29 de outubro: As plantas à distância de um clic
- Fátima Sales

26 de novembro: As algas comilonas
- Maria da Graça Campos e Telma Encarnação

17 de dezembro: O grande ecrã verde
- António Carmo Gouveia e André Godinho

28 de janeiro 2015: Árvores milenares: a história da irmandade dos anéis
- Cristina Nabais e Lucia De Soto

25 de fevereiro 2015: Tesouros vegetais: a Ásia aqui tão perto
- Natacha Perpétuo e Teresa Gonçalves

Imprimir



Siga-nos no Instagram