KRKA

PNDR publica a 2ª edição atualizada do «Manual para Abordagem da Sibilância e Asma em Idade Pediátrica»

O Programa Nacional para as Doenças Respiratórias (PNDR), da Direção-Geral da Saúde, publicou a 2ª edição revista e atualizada  do “Manual para Abordagem da Sibilância e Asma em Idade Pediátrica”, da autoria de José Rosado Pinto e Isabel Costa Silva.

Objetivos do Manual:

Fornecer no âmbito do Plano Nacional para as Doença Respiratórias (PNDR), particularmente aos médicos Pediatras e aos colegas que estão em exercício nos Cuidados de Saúde Primários, um texto instrumental de apoio à sua intervenção. Não se pretende uma abordagem extensiva ou aprofundada de todos os conceitos em referência mas um enfoque na corrente ainda mal definida da complexa relação entre a sibilância recorrente e a asma brônquica, sobretudo em idade pré-escolar.

São propostas algumas linhas orientadoras para avaliação da gravidade, diagnóstico, terapêutica e acompanhamento das crianças e jovens com sibilância recorrente e asma. Este manual baseia-se nas normas de orientação clínica publicadas, em alguns artigos e consensos internacionais nomeadamente no Global Strategy for Asthma Management and Prevention/ Global Iniciative for Asthma (GINA), referencial do PNDR. A atualização regular das propostas e conceitos subjacentes, bem como o alargamento da colaboração são imperativos futuros.

O “Manual para Abordagem da Sibilância e Asma em Idade Pediátrica” pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda