Pneumologia do Centro: Comemoração dos 40 anos das Jornadas de Atualização Pneumológica de Coimbra

Coimbra acolheu o 7.º Congresso de Pneumologia do Centro. Em simultâneo, assinalou-se o 40.º aniversário das Jornadas de Atualização Pneumológica de Coimbra, reunião que, segundo Carlos Robalo Cordeiro, um dos dois presidentes do evento, é “a manifestação pós-graduada anual mais antiga da Universidade de Coimbra”.

Além de Carlos Robalo Cordeiro, diretor do Serviço de Pneumologia A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e secretário-geral eleito da European Respiratory Society, o Congresso foi presidido por Fernando Barata, diretor do Serviço de Pneumologia B do CHUC e presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.


Carlos Robalo Cordeiro e Fernando Barata.

Em declarações à Just News, Carlos Robalo Cordeiro contou que, ao criar estes congressos, juntaram-se os 10 serviços de Pneumologia da Região Centro e o Serviço de Salamanca. Decidiu-se que o evento seria sempre presidido por dois presidentes (pelo próprio e pelo diretor do Serviço do local onde é organizado) e que de dois em dois anos decorre em Coimbra (onde se localizam três dos maiores serviços da região Centro – dois no CHUC e o terceiro no IPO), tendo sido criados três polos para alternadamente aí se realizarem os congressos.

E acrescentou que, como Viseu já tinha umas Jornadas (que iam na 10.ª edição), esta cidade ficou com um polo próprio. Criaram-se, depois, os polos do interior (Guarda, Castelo Branco e Covilhã) e do Litoral (Aveiro, Figueira da Foz e Leiria).



“No ano passado, as Jornadas realizaram-se em Viseu. Para o ano, serão organizadas pelo polo Litoral e terão lugar na Figueira da Foz. Em 2018 decorrerão em Coimbra e em 2019 a organização estará a cargo do polo Interior”, explicou, salientando que, ao descentralizar, conseguiu-se envolver todos os serviços e os profissionais que neles trabalham.



Nuno Marques (Boehringer Ingelheim) e Lina Carvalho.

O “Prémio CPC” para a melhor comunicação, patrocinado pela Boehringer Ingelheim, foi atribuído ao trabalho “Sequenciação Nova Geração – lesões pré-neoplásicas/ carcinomas do pulmão”, da autoria de Lina Carvalho, do Instituto de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda