Cepheid Talks

Pocket guide sobre cuidados respiratórios domiciliários para médicos de família

Os médicos de família já têm um pocket guide sobre cuidados respiratórios domiciliários (CRD) para os ajudar na monitorização dos doentes. Com esta ferramenta de trabalho, pretende-se que os profissionais de saúde sigam as boas práticas nesta área, quer na idade adulta como na pediátrica.

O guia foi desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), em parceria com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), e contou com o apoio da Praxair Portugal Gases, SA.

O pocket guide reúne os principais CRD disponíveis e as suas indicações, de uma forma esquematizada, para ser uma ferramenta de trabalho sempre acessível. “Com este guia de bolso, é mais fácil para os médicos de família monitorizarem e ajudarem os doentes que necessitam deste tipo de terapêuticas no domicílio”, salienta Dyna Torrado, assistente de MGF e membro do grupo de doenças respiratórias (GRESP) da APMGF.

Outras mais-valias são a redução dos custos e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que precisam de ajuda para respirar. “Foram dados vários passos até chegarmos a este guia de bolso, um deles foi um estudo sobre a realidade dos CRD. As verbas não eram bem utilizadas, o que prejudicava o Serviço Nacional de Saúde e a qualidade de vida dos doentes, que não usavam os equipamentos da melhor forma”, realça Cristina Bárbara, responsável pelo Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Na apresentação do pocket guide foram debatidos vários temas em torno dos CRD, nomeadamente o acesso à prescrição eletrónica. Carlos Robalo Cordeiro, presidente da SPP, deixa um alerta: “Este tipo de prescrição não está acessível fora do Serviço Nacional de Saúde. É preciso mudar esta realidade, porque há muitos doentes que recorrem ao setor privado.”

A DGS estima que 10% da população portuguesa seja afetada por doenças respiratórias graves, perturbações respiratórias do sono e doenças neuromusculares que preveem a prescrição de oxigenoterapia, ventilação mecânica domiciliária (VMD) e aerossolterapia.



Podem ser consultadas AQUI algumas dezenas de fotografias da apresentação do pocket guide.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda