KRKA

Porto: Conferência mundial de saúde respiratória terá «participação ativa dos doentes»

O evento que a cidade do Porto vai acolher sobre doenças respiratórias nos cuidados de saúde primários irá integrar a voz do doente em vários momentos-chave da Conferência, culminando na própria sessão encerramento. O anúncio é feito por Luís Alves, presidente da Comissão Científica da 9.ª Conferência Mundial do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG). 

De acordo com o assistente de Medicina Geral e Familiar (MGF) da USF St. André de Canidelo, em Vila Nova de Gaia, "procurámos privilegiar, desde o início, a participação ativa dos doentes no evento. A inclusão de uma doente na Comissão Científica da conferência foi um dos primeiros passos neste sentido."

Na sua opinião, "sermos capazes de acrescentar valor à saúde das populações num mundo em que os recursos são cada vez mais limitados é um enorme desafio". Contudo, o médico de família assegura que, "pela nossa parte, tentaremos criar um espaço de debate, onde a partilha de experiências e saberes possa ser amplificada por um diálogo inclusivo e são." E deixa o convite: "para sermos bem-sucedidos, precisamos da participação de todos."



"Uma oportunidade única de interação"

Relativamente ao programa científico do evento, que decorre entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2018, Luís Alves assegura que "está já numa fase bastante avançada", estando já confirmada a participação da maioria dos palestrantes: "Acreditamos que, no seu conjunto, teremos um Programa que trará algo de interessante para todos os médicos de família."

A propósito do tema da Conferência - "Acrescentar Valor num Mundo com Recursos Limitados" -, o membro da Comissão Executiva do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) explica qual tem sido o principal desafio: "Desenhar um Programa que seja mais do que uma oportunidade para atualização de conhecimentos na prestação de cuidados respiratórios ao nível dos cuidados de saúde primários."

E deixa uma certeza: "Queremos que o Porto 2018 seja também uma oportunidade única de interação entre profissionais de saúde e investigadores focados em doenças respiratórias."

1.ª Conferência Ibero-Americana

Sendo o International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), presidido por Jaime Correia de Sousa, uma organização global, para Luís Alves não há qualquer dúvida de que "o conteúdo do Programa Científico deve necessariamente refletir esta abrangência".

Paralelamente, e chamando a atenção para a "influência crescente" que alguns grupos de interesse nacionais têm adquirido nos últimos anos, "nomeadamente os GRESP Portugal e Brasil e os GRAP Espanha e Chile", afirma que "seria uma oportunidade perdida não aproveitar um evento desta envergadura para realizar também o primeiro grande encontro destes grupos. E assim nasceu a 1.ª Conferência Ibero-Americana de Saúde Respiratória em Cuidados Primários."



Prestação de cuidados em equipa "adequada a cada contexto"

Decorrendo em paralelo ao longo de toda a conferência, o programa Iberoamericano "irá privilegiar quer sessões de caráter mais formativo, quer sessões para apresentação e discussão de abstracts em língua portuguesa ou castelhana". Ao mesmo tempo, Luís Alves adianta que "procuraremos potenciar a interação com outros profissionais de saúde não-médicos". 

Entre outras iniciativas, realça a realização de um curso em doenças respiratórias, "com a duração de um dia inteiro, dirigido especificamente a enfermeiros e farmacêuticos".

O médico e professor auxiliar da Escola de Medicina da Universidade do Minho sublinha que "a prestação de cuidados em equipa é desejável e está na ordem do dia, mas deve ser adequada a cada contexto". Assim, iniciativas como este curso "podem potenciar a interdisciplinaridade, promovendo o diálogo e a troca salutar de saberes necessários a qualquer colaboração bem-sucedida".

As inscrições estão já abertas, podendo ser consultadas todas as informações sobre o evento em http://www.ipcrg2018.org.  



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda