«Portugal a Ouvir» sensibiliza população para o impacto da perda auditiva
"Portugal a Ouvir" é o novo projeto lançado pela TVI, em parceria com a Minisom. De periodicidade mensal, e integrado no programa "Você na TV", em cada rubrica irá ser apresentado um caso real, desde a consulta inicial e colocação dos aparelhos até à presença, em estúdio, da pessoa que foi ajudada e do audiologista que acompanhou o processo.
A rubrica "Portugal a Ouvir" pretende sensibilizar a população para a questão da perda auditiva, mas também, refere Aníbal Oliveira, marketing manager da MiniSom, trazer confiança e transparência ao setor. Na sua opinião, “nada melhor do que trazer casos reais de pessoas que têm estas dificuldades e percebermos a diferença depois”.
É ainda explicado que os espetadores podem acompanhar todo o processo de teste e colocação do aparelho auditivo, sendo que a MiniSom recomenda a presença de um familiar ou amigo, já que "convivem todos os dias com a perda auditiva também". São estas pessoas que vão contar, no programa, como viviam antes e como vivem agora.
“A perda auditiva é muitas vezes menosprezada”, conta Aníbal Oliveira. “Isso é um erro, e é importante sensibilizar as pessoas para isto. A pessoa com perda auditiva começa a sentir-se desconfortável em situações de convívio, acabando muitas vezes por se isolar, o que pode conduzir a depressões. E a maioria dos casos podem resolver-se com o simples uso de aparelhos auditivos! É por isso que esta iniciativa é tão relevante. E quanto mais tempo se demora a decidir resolver o problema, mais difícil é o processo de reabilitação”.
Especialista desde 1926, a MiniSom pertence ao grupo AudioNova, um maiores grupos europeus de retalho de aparelhos auditivos, sedeado na Holanda e presente em 8 países europeus. Muito recentemente, a MiniSom foi eleita pelos consumidores Marca de Confiança em 2016.


