Cepheid Talks

Portugal associa-se às comemorações do Dia Mundial da Ortóptica

O Dia Mundial da Ortóptica, instituído pela International Orthoptics Association (IOA), vai ser assinalado dia 2 de junho. Portugal associa-se às comemorações, através da Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR), que deseja "levar a divulgação deste dia ao maior número de pessoas possível".

Durante este dia são desenvolvidas, por todo o mundo, várias atividades com o intuito de informar sobre esta profissão e de promover a saúde visual. A APOR refere que, em Portugal, a "Ortóptica e os ortoptistas têm, desde os anos 60, contribuído para melhorar a saúde visual dos Portugueses, através da investigação, diagnóstico e tratamento das perturbações da visão binocular e dos desequilíbrios oculomotores (como o estrabismo, por exemplo) assim como de outras anomalias do sistema visual, atuando nos diversos hospitais, clínicas e centros de saúde espalhados pelo País".

Isabel Reich-D’Almeida, presidente da direção da APOR, salienta: “Numa altura de desinvestimento em todos os sectores da nossa sociedade, e sendo a saúde uma das áreas afectadas, é fulcral continuar a sublinhar o papel da prevenção na promoção da saúde visual.”

A presidente acrescenta: “A presença de cada vez mais Ortoptistas nos cuidados primários a efetuar o rastreio visual da criança, a partir dos 6 meses, e do idoso, irá não só melhorar a saúde visual das comunidades, como também poupar dinheiro do estado em tratamentos e reduzir as listas de espera, devido a uma melhor referenciação.”

Os ortoptistas têm a sua profissão regulamentada há mais de 20 anos, com habilitação profissional certificada oficialmente pelo Ministério da Saúde, através da emissão de cédula profissional. Existem aproximadamente 600 ortoptistas em Portugal e cerca de 25.000 em todo o mundo.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda