Cepheid Talks

Portugal regista 160 novos casos de diabetes por dia

Em 2013, surgiram 160 novos casos de diabetes por dia, sendo que, na população portuguesa com idade compreendida entre os 20 e os 79 anos, a sua prevalência estimada aumentou para 13%, ou seja, neste grupo etário, mais de um milhão de portugueses sofre da doença. Segundo José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, os dados, que constam do relatório “Diabetes: Factos e Números”, do Observatório Nacional da Diabetes, traduzem o quadro real do que se passa com a doença em Portugal.

“Infelizmente, a prevalência total da diabetes continua a aumentar. A conclusão que tiramos é que é necessário apostar com rigor e determinação na sua prevenção e diagnóstico precoces, criando condições que permitam à comunidade ter um melhor conhecimento da diabetes, de modo a operar estilos de vida saudáveis”, referiu, na abertura da sessão de apresentação do relatório.

Destes 13%, 7,3% correspondem à diabetes diagnosticada e 5,7% à não diagnosticada. A doença é mais prevalente nos homens (15,6%) do que nas mulheres (10,7%).

Há uma relação entre a diabetes e o índice de massa corporal (IMC), isto é, a prevalência nas pessoas obesas é cerca de quatro vezes maior do que nas com um IMC normal (IMC < 25).

Em 2013, foram detetados 18,2 novos casos por cada 100 mil jovens, com idade compreendida entre os 0 e os 14 anos, valor bastante superior ao registado em 2004. Os dados foram apresentados por Luís Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), e José Manuel Boavida, diretor do Programa Nacional para a Diabetes.

A sessão de apresentação do relatório “Diabetes: Factos e Números” contou, ainda, com a participação de Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto da Saúde, que avançou a intenção do Ministério da Saúde em fazer uma revisão dos rótulos dos alimentos, para que fiquem mais claros para o consumidor os casos em que os produtos são nocivos, devido ao excesso de açúcar ou sal.

Estiveram, também, presentes Francisco George, diretor-geral da Saúde, e Valentina Mendes, ministra da Saúde da Guiné-Bissau.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda