Portugueses, brasileiros e espanhóis juntos «por uma ORL cada vez mais eficiente»

O 62.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL), que se realiza de 7 a 10 de maio, no Porto, vai ser Luso-brasileiro e Luso-galaico. Para Carlos Ribeiro, presidente desta sociedade científica, a troca de experiências e a partilha das dificuldades sentidas em pontos tão distantes permite muitas vezes encontrar novas soluções.

“Sentirmos que além-fronteiras existem problemas semelhantes e que diariamente há colegas que os procuram resolver é motivador para continuarmos a lutar em conjunto por uma Otorrinolaringologia (ORL) cada vez mais eficiente e por respostas terapêuticas melhores”, considera Carlos Ribeiro, em declarações à Just News.

Segundo conta, a SPORL tem vindo a desenvolver com a Associação Brasileira de ORL e Cirurgia Cérvico-Facial uma cooperação muito frutuosa, que promove o intercâmbio científico, com especial relevo nos congressos das respetivas sociedades.

Neste âmbito, "a cada dois anos, o programa científico do Congresso Anual integra a participação de um elevado número de conferencistas do país irmão, em regime de reciprocidade”.

Carlos Ribeiro considera que, deste modo, cada país beneficia daquilo que de melhor se faz no outro lado do Atlântico, na área ORL. “Quanto mais e melhor comunicamos mais progressos fazemos todos, com ganhos de saber evidentes e troca de experiências muito proveitosas. Temos um património comum: em Português nos entendemos.”

Por outro lado, a SPORL tem vindo já, desde há alguns anos, a trocar experiências com a Sociedade Galega de Otorrinolaringologia e Patologia Cérvico-Facial, aproveitando a proximidade geográfica e “um sentir comum”. “Os colegas da Galiza sentem, no seu dia-a-dia, problemas muito semelhantes aos nossos e uma reflexão conjunta permitirá encontrar melhores soluções”, observa o nosso interlocutor.



Na edição de abril do Jornal Médico é publicada uma entrevista com Carlos Ribeiro, onde fala um pouco de si, do 62.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e do futuro da ORL no nosso país.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda