Presidente da EBJIS defende maior investimento na prevenção das infeções osteoarticulares

“Todos os países deviam apostar em centros de referência para infeção osteoarticular”, segundo Heinz Winkler, presidente da European Bone & Joint Infection Society (EBJIS). O responsável falou à Just News à margem da 34ª Reunião Anual da EBJIS, a decorrer no Centro de Congressos do Estoril, de 10 a 12 de setembro.



O presidente da EBJIS salientou que “é preciso dar mais valor ao tratamento especializado das infeções osteoarticulares, quer em crianças como em adultos”. No seu entender, combater e prevenir a infeção osteoarticular traz benefícios aos doentes, mas também ao sistema de saúde. “O investimento inicial em centros de referência é recompensado a médio e a longo prazo, porque estes contribuem para uma diminuição dos internamentos e dos custos associados a comorbilidades.”

Heinz Winkler defende também que os profissionais de saúde devem focar-se mais na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas, “em vez de se pensar apenas na cura da infeção”.

É a primeira vez que este evento acontece em Portugal. “É o meu país preferido e sempre pensei em organizar o encontro aqui.” No próximo ano será a vez de Oxford, no Reino Unido. Entre 1 e 3 de setembro, os vários especialistas em infeção osteoarticular vão estar reunidos na cidade que foi pioneira em trabalhos sobre este problema de saúde.

A organização da 34ª Reunião Anual da EBJIS conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT). Para o presidente da SPOT, António Oliveira, “é uma honra receber este encontro, onde se conhecem as principais novidades na área”.

A SPOT não só está presente como está envolvida na organização da iniciativa, sendo o anterior presidente da Sociedade, Jorge Mineiro, o presidente da Comissão Organizadora local.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda