KRKA

Presidente da EBJIS defende maior investimento na prevenção das infeções osteoarticulares

“Todos os países deviam apostar em centros de referência para infeção osteoarticular”, segundo Heinz Winkler, presidente da European Bone & Joint Infection Society (EBJIS). O responsável falou à Just News à margem da 34ª Reunião Anual da EBJIS, a decorrer no Centro de Congressos do Estoril, de 10 a 12 de setembro.



O presidente da EBJIS salientou que “é preciso dar mais valor ao tratamento especializado das infeções osteoarticulares, quer em crianças como em adultos”. No seu entender, combater e prevenir a infeção osteoarticular traz benefícios aos doentes, mas também ao sistema de saúde. “O investimento inicial em centros de referência é recompensado a médio e a longo prazo, porque estes contribuem para uma diminuição dos internamentos e dos custos associados a comorbilidades.”

Heinz Winkler defende também que os profissionais de saúde devem focar-se mais na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas, “em vez de se pensar apenas na cura da infeção”.

É a primeira vez que este evento acontece em Portugal. “É o meu país preferido e sempre pensei em organizar o encontro aqui.” No próximo ano será a vez de Oxford, no Reino Unido. Entre 1 e 3 de setembro, os vários especialistas em infeção osteoarticular vão estar reunidos na cidade que foi pioneira em trabalhos sobre este problema de saúde.

A organização da 34ª Reunião Anual da EBJIS conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT). Para o presidente da SPOT, António Oliveira, “é uma honra receber este encontro, onde se conhecem as principais novidades na área”.

A SPOT não só está presente como está envolvida na organização da iniciativa, sendo o anterior presidente da Sociedade, Jorge Mineiro, o presidente da Comissão Organizadora local.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda