Prevenção da dependência em idosos: ULSBM inaugura ginásio no Serviço de Medicina Interna
O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), integrado na Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULSBM), acaba de inaugurar um ginásio no Serviço de Medicina Interna. Considerado "um espaço pioneiro", foi criado no âmbito do projeto europeu PreDisc – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos: do hospital às áreas rurais, co-financiado pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
De acordo com a ULSBM, este ginásio foi desenvolvido para "prevenir a incapacidade funcional em pessoas idosas, através da prescrição personalizada de programas de atividade física durante o internamento hospitalar e da continuidade do acompanhamento após a alta, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários".
É ainda adiantado que este modelo garante "um seguimento integrado, promovendo o envelhecimento ativo, a autonomia funcional e combatendo desigualdades no acesso à reabilitação, sobretudo em territórios rurais".
A inauguração do ginásio, que decorreu na última quarta-feira, contou com a presença do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Álvaro Santos Almeida (SNS), que visitou as instalações.
O responsável esteve também no Serviço de Urgência e em espaços onde serão realizados novos investimentos estratégicos, nomeadamente, a nova Unidade de Convalescença e Hospital de Dia, a nova área de Esterilização e a nova Cozinha.
Segundo a ULSBM, estes projetos fazem parte do financiamento global da ULS BM no âmbito do PRR, contemplando "intervenções estratégicas para modernizar as infraestruturas e equipamentos hospitalares, melhorar as condições de trabalho dos profissionais e garantir maior qualidade, conforto e segurança para os utentes".
A agenda incluiu ainda uma reunião com o Conselho de Administração da ULS do Baixo Mondego, onde foram apresentados projetos e investimentos em curso, que ascende a 20 milhões de euros.
“Projetos inovadores inseridos em estudos clínicos com parceiros internacionais, como o PreDisc, são uma inspiração para o Serviço Nacional de Saúde. É esta iniciativa das Unidades Locais de Saúde que queremos desenvolver de forma a experimentar novos modelos de organização e gestão que possam melhorar a prestação de cuidados de saúde mais integrados, adaptados a cada pessoa e a cada momento”, afirmou o diretor executivo do SNS.
A presidente do Conselho de Administração da ULSBM, Ana Raquel Santos, fez questão de agradecer "a toda a equipa pelo empenho e dedicação na concretização deste projeto", salientando que "o Ginásio integrado no Serviço de Medicina Interna e os novos investimentos representam um passo fundamental para uma saúde mais próxima, integrada e centrada nas pessoas".