Cepheid Talks

Prevenção do suicídio nas escolas volta a estar em debate na ESEnfC

O Encontro do projeto “+ Contigo”, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro, leva amanhã a Coimbra especialistas em Psiquiatria e em Saúde Infantil, além de educadores, psicólogos e enfermeiros. Estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico vão apresentar música rap inspirada no projeto.

O alargamento, ao território nacional, do projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “+ Contigo”, que, a partir da região centro do país, já se estendeu à Lourinhã, Algarve e Açores (Ilha do Pico), é um dos temas em destaque no evento que se realiza na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

O III Encontro “+ Contigo”, para partilha de resultados do projeto no ano letivo de 2013-2014, tem início às 9h30, na Sala de Reuniões da ESEnfC - Polo B, em S. Martinho do Bispo. A abrir a iniciativa, os psiquiatras Daniel Sampaio (Centro Hospitalar Lisboa Norte) e Diogo Guerreiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) vão desenvolver o tema da prevenção do suicídio nas escolas.

Pelas 12h30, decorrerá a sessão de boas-vindas, com a presença da vice-presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, do presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Manuel Tereso, do diretor do Programa Nacional de Saúde Mental e coordenador do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, Álvaro de Carvalho, e do coordenador do "+ Contigo", o professor da ESEnfC, José Carlos Santos.

De seguida será apresentada uma música rap alusiva ao “+ Contigo", criada por um grupo de estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico que integra o projeto.

Da responsabilidade da ESEnfC e da ARS do Centro, o “+ Contigo” trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência. A população-alvo deste programa é constituída por alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

O “+ Contigo” mereceu o apoio da Direção-Geral da Saúde, que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

Além da Direção-Geral da Saúde, são parceiros “+ Contigo” a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Baixo Vouga, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Núcleo de Estudos do Suicídio (do Hospital de Santa Maria, em Lisboa), o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Município da Lourinhã.

Podem ser consultadas mais informações sobre o Encontro AQUI.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda