Prevenir «comportamentos suicidários» nas escolas

A 5.ª edição do Encontro "+ Contigo", promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro, realiza-se dia 28 de setembro. Como é habitual, serão apresentados novos parceiros do projeto e partilhados os resultados do ano letivo de 2015-2016. O evento irá reunir especialistas em Psiquiatria e em Saúde Infantil, além de educadores, psicólogos e enfermeiros. 

Do programa fazem também parte algumas conferências, onde serão desenvolvidos temas relacionados sobre comportamentos suicidários, a felicidade, a adolescência, a família e a escola, "todos eles apresentados por distintos especialistas", sublinha a Comissão Organizadora.

Os oradores são oriundos de várias entidades: Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, ARS Centro, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Faculdade de Medicina de Coimbra, ULS Matosinhos, Faculdade de Motricidade Humana e Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Relativamente à discussão em torno da escola, "resultará do debate prévio de diversos grupos de alunos a nível nacional e será apresentado por eles".

O “+ Contigo” trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, "devidamente enquadrados na fase da adolescência", sendo que a população-alvo deste programa é constituída por alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. O projeto mereceu o apoio da Direção-Geral da Saúde, que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

O programa e outras informações podem ser consultados aqui.
Contacto: maiscontigo@esenfc.pt 

Imprimir