Prevenir e controlar infeções na urgência hospitalar: debate abrangente no CHLeiria
O risco de infeção do doente institucionalizado que recorre à urgência é o tema central do II Encontro de Prevenção e Controlo de Infeções promovido pelo Centro Hospitalar de Leiria. Na reunião, que se realiza em fevereiro, serão partilhadas as perspetivas dos profissionais da urgência, dos lares e de outras instituições.
Na apresentação do evento, recorda a Comissão Organizadora que "o aparecimento e difusão de microrganismos multirresistentes representam uma séria ameaça para a saúde publica", alertando que estes microrganismos "causam infeções que estão associados a altas taxas de mortalidade e apresentam um grande potencial para se disseminarem".
Nesse sentido, é concluído que "diminuir o impacto destes microrganismos exigirá um esforço coordenado, envolvendo todas as entidades prestadoras de cuidados".
Além de membros do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA), coordenado por Odete Gomes, o programa conta com a participação de outros profissionais do CHLeiria, como é o caso do Serviço de Urgência e da Equipa de Gestão de Altas, mas igualmente com a presença da coordenadora da UCC de Leiria e de outros intervenientes.
Contactos:
Tel. 244 817 000 /Ext. 4000
gefop@chleiria.min-saude.pt