Primeiras USF de Lisboa e Vale do Tejo celebraram 10.º aniversário
As primeiras cinco unidades de saúde familiar (USF) de Lisboa e Vale do Tejo - Tornada, Dafundo, Sobreda, Fernão Ferro Mais e Servir Saúde - comemoraram, dia 11 de setembro, o seu 10.º aniversário.
As unidades receberam a visita da presidente e do vice-presidente desta Administração Regional de Saúde, Rosa Valente de Matos e Luís Pisco, que lhes entregaram uma placa comemorativa, reconhecendo os “bons serviços” que têm vindo a prestar à população. 
(Foto: ARSLVT)
Luís Pisco refere que o balanço destes 10 anos de Reforma dos Cuidados de Saúde Primários é muito positivo no que respeita ao que foi colocado em prática e que está a funcionar. Contudo, lamenta que cerca de 50% da população não esteja ainda abrangida pela mesma.
“Metade da população portuguesa tem acesso a cuidados de saúde de boa qualidade e a outra metade não tem. Esta assimetria, ao fim de 10 anos, é muito difícil de aceitar”, mencionou em declarações à Just News, referindo que esta situação deve ser “corrigida o mais rapidamente possível”. 
USF Sobreda (Foto: ARSLVT)
Quando questionado acerca da cobertura destas unidades na região de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco responde ser idêntica à média do país. “A maior cobertura é no Norte do país. Em Lisboa há, ainda, um número significativo de pessoas que não tem o seu médico de família numa USF, mas estamos a trabalhar para isso.” 
USF Servir Saúde (Foto: ARSLVT).
Para terminar, e para aqueles profissionais que estão organizados por USF, o vice-presidente da ARSLVT pede que “mantenham a moral elevada e continuem a prestar bons cuidados à população. “Obviamente, que todos reconhecem o vosso bom trabalho.”
“Aos jovens médicos e aos que ainda não trabalham em unidade de saúde, contamos convosco para alargar esta cobertura.”
USF Fernão Ferro mais (Fotos: ARSLVT)
USF Tornada (Foto: ARSLVT)
USF Dafundo (Foto: ARSLVT)



