KRKA

«Primeiro Episódio Psicótico»: Nova secção da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

Foi aprovada na Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), que decorreu a 11 novembro, durante o XII Congresso Nacional de Psiquiatria, uma nova secção designada “Primeiro Episódio Psicótico”.

Trata-se de uma secção que pretende reunir "todos os médicos psiquiatras que têm interesse clinico e de investigação nos doentes jovens que estão nas fases iniciais das doenças psicóticas", explica o psiquiatra Ricardo Coentre, vice-presidente desta nova secção.

Diagnóstico precoce para "prevenir as recaídas"

O especialista recorda que as doenças psicóticas, "como a esquizofrenia ou a doença bipolar, têm o seu início em idade jovem, habitualmente no fim da adolescência e início da idade adulta, com impacto negativo importante para os doentes e suas famílias" e acrescenta:

"Nas últimas duas décadas surgiram, inicialmente na Austrália e Escandinávia, e depois com disseminação um pouco por todo o mundo, equipas especializadas no diagnóstico e acompanhamento de doentes jovens que estão no início destas doenças."

Segundo o docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e médico psiquiatra no Hospital Vila Franca de Xira, onde coordena uma programa para estes doentes, “o objetivo fundamental é o diagnóstico precoce destas doenças, reduzindo o designado período de doença não tratada, garantir o seu tratamento adequado, assegurando a remissão clinica e melhoria do funcionamento e prevenir as recaídas e recorrências das doenças".


Ricardo Coentre com Pedro Levy (presidente da secção “Primeiro Episódio Psicótico”) e Maria Luísa Figueira, presidente do XII Congresso Nacional de Psiquiatria.

De acordo com Ricardo Coentre, "os estudos indicam que os jovens que iniciam o seu tratamento nestas equipas especializadas têm melhor prognóstico face aos doentes tratados da forma habitual”. Desta forma, é salientada a importante de "um tratamento assertivo, multidisciplinar, incluindo a medicação, intervenção familiar, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicoeducação, intervenção vocacional, entre outras áreas".

Com a criação desta nova secção pretende-se "a divulgação, entre colegas psiquiatras, das boas práticas clínicas nestes doentes, troca de experiência clinicas entre as várias equipas especializadas, realização de encontros científicos e colaboração para trabalhos de investigação".




Para Ricardo Coentre “em Portugal ainda estamos numa fase inicial de desenvolvimento destas equipas especializadas, mas existem já várias a trabalhar em hospitais do país nesta área. Pretende-se com esta nova secção contribuir igualmente para a melhoria das equipas já existentes, mas também para a criação de novas equipas”. 

Durante o XII Congresso Nacional de Psiquiatria foi igualmente aprovada uma outra secção da SPPSM, presidida pela psiquiatra Sílvia Ouakinin, sócia fundadora da Sociedade Portuguesa de Psicossomática e responsável pelo Núcleo de Formação.

Médicos sócios fundadores da Secção "Primeiro Episódio Psicótico" da SPPSM:
Ana Ramos, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Ana Peixinho, Hospital Lusíadas Lisboa
Berta Ferreira, Hospital Prof. Fernando Fonseca, EPE
Catarina Klut Câmara, Hospital Beatriz Ângelo, Loures
Filipe Lopes Vicente, Hospital Garcia de Orta, EPE
Hugo Miguel Reis da Silva, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, EPE
Inês Chendo, Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE/Faculdade de Medicina de Lisboa
Joana Maia, Centro Hospitalar de Leiria, EPE
João Campos Mendes, Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE
Joaquim Gago, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, EPE/Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa
José Salgado, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Magda da Veiga Pereira, Hospital Garcia de Orta, EPE
Manuela Abreu, Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE/Faculdade de Medicina de Lisboa
Margarida Duarte, Centro Hospitalar de Leiria, EPE
Maria Celeste Sousa Silveira, Centro Hospitalar São João
Maria João Avelino, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Maria Luísa Figueira, Faculdade de Medicina de Lisboa
Nuno Madeira, Hospitais Universidade de Coimbra
Patrícia Frade, Centro Hospitalar do Oeste
Pedro Levy, Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE
Ricardo Moutinho Coentre, Hospital Vila Franca de Xira/Faculdade de Medicina de Lisboa
Rita Mateiro, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Susana Jorge Conceição, Hospital Prof. Fernando Fonseca, EPE
Teresa Maia, Hospital Prof. Fernando Fonseca, EPE
Tiago Santos, Centro Hospitalar do Baixo Vouga 






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda