KRKA

Proatividade dos enfermeiros «melhora a saúde da população»

“Os enfermeiros devem estabelecer alianças com organizações académicas e prestadores de cuidados para reforçar o seu papel positivo junto da população”, referiu Sérgio Gomes, chief nursing officer na Direção-Geral da Saúde. As declarações surgiram durante a sessão de abertura do Encontro Nacional de Enfermagem, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. Uma iniciativa que decorreu entre ontem e hoje, 7 e 8 de abril, reunindo enfermeiros e representantes da sociedade civil.

Sérgio Gomes apelou ao estabelecimento de alianças com organizações académicas e prestadores de cuidados, “como forma de reforçar o seu papel na melhoria dos cuidados de saúde em Portugal”.



O Encontro Nacional de Enfermeiros surge na sequência do relatório “Um futuro para a Saúde – todos temos um papel a desempenhar”, apresentado em 2014, e que visou promover um novo paradigma: a promoção da Saúde centrada na iniciativa dos cidadãos e da sociedade civil e não tanto no hospital e na doença. O relatório sugere também que “todos temos um papel a desempenhar” para que os cuidados de saúde sejam cada vez mais adequados às necessidades da população.

“Com base nestas orientações, os enfermeiros têm as competências adequadas para apostar numa ação mais proativa e antecipatória, influenciando de forma positiva a acessibilidade e a proximidade de cuidados”, refere Sérgio Gomes. E acrescenta: “Nós, enfermeiros, temos demonstrado que, quando intervimos de forma direta e participada, melhoramos fortemente a saúde da população.”

O responsável sublinhou ainda que os profissionais de Enfermagem “devem estar preparados para ter esta atitude mais proativa, flexível e visível, para contribuírem ainda mais para a recomendação do relatório que apela a uma maior responsabilização de todos os intervenientes na Saúde”.

O encontro contou com a participação de vários enfermeiros e representantes da sociedade civil, que debateram os modelos de cuidados de saúde para o século XXI, a cidadania e as políticas de saúde, bem como a gestão integrada de cuidados, entre outras temáticas.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda