KRKA

Profissionais da saúde humana e veterinária reunidos por «uma só saúde»

A 3ª edição do Simpósio de Saúde Pública do Barroso terá lugar no dia 15 de maio, no Auditório Municipal de Boticas. O evento, que decorre novamente sob o lema "Animais + Humanos = Uma só saúde", pretende reunir profissionais da saúde humana e veterinária.  A organização é da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso e da Câmara Municipal de Boticas.

"Biossegurança nas explorações pecuárias versus segurança alimentar", "The One Health - uma nova estratégia para a saúde no séc. XXI" e "A resistência aos antimicrobianos" são alguns dos temas que fazem parte do programa. Nesta última sessão, será debatida a resistência aos antibióticos nas perspetivas veterinária e humana e Francisco Antunes, especialista em Doenças Infeciosas e Medicina Tropical, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e coordenador no Instituto de Saúde Ambiental, incidirá a sua intervenção sobre "As superbactérias do séc. XXI – um regresso ao passado?".

A sessão de abertura conta com a intervenção do secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, do presidente do Município de Boticas, da bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, da diretora do Departamento de Saúde Pública do Norte, do diretor executivo do ACES ATB e do coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Sousa.

A sessão de encerramento fica a cargo de Álvaro Mendonça, diretor-geral de Alimentação e Veterinária.

One Health Initiative
O simpósio segue os principios da One Health Initiative, "uma filosofia de debate pluridisciplinar, onde a saúde humana e animal é encarada como uma só saúde", conforme orientação das políticas da comissão europeia. No documento de divulgação do Simpósio é transcrita uma definição deste projeto:
O conceito “The One Health” é uma estratégia à escala mundial para expandir colaborações e comunicações interdisciplinares em todos os aspetos dos cuidados de saúde para seres humanos, animais e para o ambiente. A sinergia conseguida melhorará os cuidados de saúde para o século XXI, acelerando as descobertas da pesquisa biomédica, promovendo a eficácia da saúde pública, expandindo a base de conhecimento científico e melhorando a educação médica e os cuidados clínicos. Quando corretamente implementado, ajudará a proteger e a conservar milhões de vidas nas nossas gerações atuais e futuras.

Contacto: gomes@cm-boticas.pt
Com o propósito de reunir o maior número possível de profissionais das áreas da saúde humana e animal, a organização possibilita a inscrição gratuita no simpósio.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda