My Servier

Projeto da USF Nascente com cardiologistas do CHUP melhora a orientação dos doentes

A iniciativa "Um dia com a Cardiologia", do Núcleo de Internos e Orientadores de Formação (NIOF) da USF Nascente, vai já para a sua 3.ª edição. "Trabalhar em equipa com o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário do Porto tem sido muito gratificante", assegura Daniela Costa Vieira, médica interna de MGF desta unidade do ACES de Gondomar.

Em declarações à Just News, refere que estas jornadas formativas, que se vão realizar nos dias 31 de março e 1 de abril, têm como objetivo a "formação contínua na abordagem da patologia cardiovascular nos Cuidados de Saúde Primários, em articulação harmoniosa com os cuidados especializados de Cardiologia". 

Formato presencial no CHUP


A grande novidade desta terceira edição é que, pela primeira vez, as jornadas serão realizadas de forma presencial, no Grande Auditório DEFI, no Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP).

A concretização do evento neste formato só foi possível devido ao "contributo significativo dos esforços efetuados pelo Serviço de Cardiologia", faz questão de salientar Alzira Braga, coordenadora da unidade e uma das orientadoras de formação.


Daniela Costa Vieira e Alzira Braga

Uma parceria de sucesso

Esta parceria entre cuidados primários e hospitalares é precisamente destacada por Daniela Costa Vieira, que considera que se as edições anteriores das Jornadas foram "um sucesso entre os colegas", tal deve-se em grande parte ao facto de que "trabalhar em equipa com o Serviço de Cardiologia tem sido muito gratificante".

A médica interna recorda que, "desde o primeiro momento que a ideia foi discutida com a Dr.ª Filomena Oliveira, assistente hospitalar graduada de Cardiologia e gestora da Consulta Externa de Cardiologia do CHUP, e expusemos a nossa vontade em trabalhar em equipa, obtivemos grande recetividade".

Depois dos bons resultados obtidos com as duas edições anteriores, 
ainda que em formato totalmente online, e com "efeitos positivos que se repercutem ao longo do ano", a realização de uma terceira edição foi encarada como "um processo natural". 

O facto de se realizar em formato presencial "é mais um passo em frente". Contudo, a inscrição continuará a ser gratuita. "Queremos contar com o maior número possível de colegas de MGF", assegura Daniela Costa Vieira.



"A especialidade de Cardiologia é crucial"


E porquê o tema específico da Cardiologia para umas Jornadas monotemáticas? Segundo Daniela Costa Vieira, tal é explicado, desde logo, por a "patologia cardiovascular ter uma prevalência elevada na nossa população, ocupando os primeiros lugares em termos de morbimortalidade".

Considerando que a correta gestão dos utentes, "quer na abordagem da patologia aguda, quer no acompanhamento de doença crónica, apresenta grande impacto na saúde e qualidade de vida, com potenciais repercussões a nível social", a conclusão fica evidente: "A articulação entre os Cuidados de Saúde Primários (CSP) e a especialidade de Cardiologia é crucial neste sentido."

Acrescenta ainda: "Na nossa prática surgem muitas dúvidas em relação às situações que devemos gerir nos CSP ou que devemos referenciar à consulta de Cardiologia, ou mesmo ao Serviço de Urgência. Assim, consideramos que seria interessante abordar nestes encontros a patologia cardiovascular deste ponto de vista."

Núcleo reúne internos e orientadores 


Outra particularidade do projeto "Um dia com a Cardiologia" é o facto de ser promovido em conjunto por médicos internos e por orientadores de formação. Esta dinâmica de cooperação na USF Nascente levou mesmo à criação do Núcleo de Internos e Orientadores de Formação NIOF), que inclui a coordenadora da unidade, Alzira Braga.

Na opinião da médica de família, "a pertinência dos temas abordados para a boa prática da Medicina Geral e Familiar, bem como o esforço do trabalho responsável das internas desta Unidade de Saúde, aliados a uma orientação ativa por parte dos Orientadores de Formação, torna a organização deste evento num trabalho harmonioso e equilibrado entre todos".

E sublinha a importância do trabalho em equipa de internos e especialistas de MGF: "É gratificante para todos os elementos, uma vez que para além da partilha de conhecimentos e experiências, permite-nos fortalecer laços e tornar mais coeso o NIOF da USF Nascente."

Daniela Costa Vieira reforça a ideia, salientando que "a proatividade de todos os elementos do grupo, bem como o espírito de equipa, tão característico do nosso Núcleo, são a chave para um trabalho bem sucedido". 

Maior agilização de contactos com especialidades hospitalares

E será que os médicos internos que passam o seu período de formação na USF Nascente acabam por ficar mais sensibilizados e com um maior foco na articulação com as especialidades hospitalares? "Sim, sem dúvida", afirma  Daniela Costa Vieira, acrescentando: 

"Esta experiência permite-nos desenvolver skills de comunicação e de agilização de contactos com outras especialidades hospitalares, o que facilitará no futuro a formação de novas parcerias de trabalho."

E quanto ao futuro? O objetivo passa por chegar cada vez mais "a colegas de todo o país". Nas duas edições anteriores, que aconteceram em formato online, as jornadas tiveram já participantes da região Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e das Ilhas.

O feedback recebido tem sido positivo, com destaque para as apresentações que, "mais do que uma exposição teórica de temas, abordavam a prática clínica e apresentavam possíveis resoluções para o dia-a-dia da nossa consulta".

Para a coordenadora da USF Nascente não há qualquer dúvida de que "estas parcerias de trabalho permitem criar uma relação saudável e harmoniosa entre a Medicina Geral e Familiar e as especialidades hospitalares", sublinhando revelar-se "um contributo de extrema relevância para a orientação dos nossos doentes".




A submissão de trabalhos pode ser efetuada entre os dias 15 de fevereiro e 8 de março.

O programa pode ser consultado aqui.

As inscrições são gratuitas.
Contacto: jfnascente@gmail.com 




Dirigido a profissionais de saúde e entregue nas unidades de saúde familiar (USF) de Portugal, esta publicação da Just News tem como missão a partilha de boas práticas, de boas ideias e de projetos de excelência desenvolvidos no âmbito do SNS, visando facilitar a sua replicação.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda