My Servier

Projeto de «atualização em Medicina Geral e Familiar» presencial e gratuito

Conta já com centena e meia de inscrições o evento que se realiza dia 29 de setembro, em Braga, no Hotel Meliá. "Ainda restam algumas vagas", adianta o médico de família Nelson Rodrigues, coordenador da reunião.

Em declarações à Just News, explica que o evento dirigido à Medicina Familiar estará "centrado nas patologias com maior prevalência nas consultas de MGF, num formato interativo de casos clínicos".

O propósito é claro: "Queremos que os colegas consigam aplicar no dia-a-dia os conhecimentos, as práticas e as mensagens que foram abordadas."


Nelson Rodrigues

Programa AAP: desde 2004

Organizada pela LiveMed Iberia, a iniciativa em Braga faz parte do Programa de Atualização em Medicina Geral e Familiar (AAP - Actualización en Atención Primaria), sendo uma das seis cidades portuguesas que recebe este projeto formativo, presencial e gratuito.

No total, está previsto facultar "formação de qualidade" a mais de mil médicos de família. Nelson Rodrigues, que coordena a nível nacional o projeto, salienta que o Programa AAP conta com o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, "o que evidencia a sua relevância".

A ligação do médico ao projeto ibérico surgiu desde que este arrancou em Portugal, há 6 anos, no âmbito de uma parceira desenvolvida então entre a LIVEMed e a APMGF, a que decidiu dar pessoalmente continuidade desde o ano passado, precisamente por lhe reconhecer mérito formativo.



Saber fazer
 
Os temas que serão abordados no evento de Braga foram "cuidadosamente selecionados, para ir ao encontro das necessidades formativas que identificámos", refere Nelson Rodrigues, explicando que o programa se repete nas outras reuniões, "podendo, contudo, ter outros oradores". 

E quem são os intervenientes nas sessões? "Muitos são médicos de especialidades hospitalares, que veem partilhar a sua experiência, do ponto de vista teórico-pratico, de forma a que quem frequente o curso saia de lá a saber fazer."

As reuniões têm, assim, início com uma intervenção sobre a depressão, os novos antidepressivos e os sintomas cognitivos associados. Será depois discutida a importância de estratégias preventivas nos doentes com DPOC, as mais recentes novidades no contexto da contraceção e os limites da doença venosa crónica, com uma análise sobre "onde começa e acaba" esta patologia.

Da parte da tarde estará em cima da mesa a profilaxia nas infeções urinárias e o papel da Medicina Geral e Familiar no VIH e hepatites B e C.

A formação termina com uma palestra intitulada: "Porquê, como quando e em que doentes devemos querer atingir níveis de c-LDL mas baixos?"


Eventos onde "a comunicação ganha outra dinâmica"

Reconhecendo que a formação online é importante e útil, Nelson Rodrigues considera, no entanto, que "nos eventos presenciais a comunicação ganha outra dinâmica, havendo inclusive mais motivação para colocar questões e tirar dúvidas", salientando essa mais-valia destas reuniões.

O participante terá ainda direito ao certificado, "desde que marcando presença em todas as sessões", refere o médico, que tem acompanhado de perto a formação de profissionais ao longo da sua carreira. É, aliás, diretor do Internato de Medicina Geral e Familiar na ULS do Alto Minho desde 2001.

Assim, considera que, "a par da qualidade das intervenções dos oradores", o facto deste programa formativo ser presencial, bem como ter a inscrição gratuita, faz com que seja uma "excelente oportunidade para os colegas de MGF atualizarem conhecimentos".

E se é certo que "uma boa parte dos participantes são médicos internos", Nelson Rodrigues revela que as sessões têm contado com uma "grande adesão de jovens médicos, mas também de colegas que contam já com vários anos de experiência e que pretendem atualizar conhecimentos".

O programa da sessão de Braga pode ser consultado aqui.


6 cidades

Depois do Porto e de Viseu, em junho, e agora de Braga, a 7.ª edição do Programa de Atualização em Medicina Geral e Familiar vai ainda passar por mais três cidades, sempre com inscrição gratuita:

- Évora: 11 de outubro, no Hotel Vila Galé Évora

- Coimbra: 27 de outubro, no Hotel Vila Galé Coimbra
- Lisboa: 8 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa

A inscrição (gratuita) e outras informações podem ser acedidas aqui.
Contacto: cursos@livemed.in

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda