Cepheid Talks

Projeto social "Dar e Receber" junta pela 5ª vez crianças e idosos institucionalizados

O projeto de responsabilidade social do MAR Shopping “Dar e Receber”, cuja missão é combater a solidão e permitir a criação de laços emocionais entre crianças e idosos institucionalizados, realiza, no próximo sábado, 24 de maio, o quinto encontro, o qual terá lugar no Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo.

Tendo os “afetos” como mote e aproveitando a proximidade do Dia da Criança, as psicólogas Anabela Campinho, Graça Silva e Raquel Barbosa, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), parceira nesta iniciativa, têm planeadas atividades que irão permitir a reflexão acerca do papel da amizade.

Depois de temas como “cativar”, “positividade” ou “emoções”, o projeto, que junta uma vez por mês utentes do Lar da 3ª idade do Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo (CSPSCB) e seis rapazes da Obra do Padre Grilo (OPG), assinala o Dia da Criança, ao convidar os idosos a escrever postais, que serão enviados aos “netos” no 1 de junho.

Neste encontro, cada uma das parelhas idoso-criança irá plantar duas flores, que cada um terá que cuidar, refletindo-se acerca da analogia entre uma amizade e uma planta, que também precisa de ser cuidada para crescer. Está ainda prevista a escrita e partilha de quadras de S. João alusivas à amizade, as quais serão colocadas em balões, a serem lançados no encontro de junho, onde em conjunto festejarão os Santos Populares.

Após visita ao Estádio e ao Museu do Dragão, no dia 16 de abril, que resultou numa partilha de experiências única entre os idosos e as crianças, esta é a quinta vez que as duas gerações abrangidas pelo projeto se cruzam desde o início de 2014. Recorde-se que a iniciativa começou a ganhar forma no Natal passado, com a participação das famílias que diariamente visitaram o MAR Shopping, sendo que, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, foram angariados cerca de 5.500 euros, aos quais o MAR Shopping acrescentou 5.000 euros.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda