Promoção da saúde: «No Hospital da Luz, a MGF coopera ativamente com outros serviços»

O 3.º Encontro na Luz dedicado aos Cuidados Saúde Primários, agendado para dia 8 de novembro, reflete bem o "paradigma de colaboração multiprofissional" que existe nesta unidade, afirma João Sequeira Carlos, diretor de Serviço de Medicina Geral e Familiar (MGF) do Hospital da Luz Lisboa.

Em declarações à Just News, o médico salienta que esta colaboração ocorre "também na área da intervenção em estilos de vida saudáveis", lembrando que "a MGF tem no seu perfil de competências a promoção da saúde e a prevenção da doença". E dá o exemplo da sessão de Nutrição e Obesidade, onde "vamos ter oportunidade de assistir à coordenação que existe na prestação de cuidados aos nossos pacientes entre a MGF, Nutrição Clínica e Endocrinologia".

Outra das sessões teóricas será dedicada ao tema da insuficiência cardíaca, que "volta ao Encontro na Luz, desta vez em sessão plenária". A sua escolha explica-se facilmente:

"Pela pertinência que tem na nossa prática clínica e por ser um dos paradigmas da coordenação de cuidados entre diferentes especialidades, entre as quais a MGF assume um papel central pela proximidade aos doentes e suas famílias."

Na opinião de João Sequeira Carlos, "urge criar sistemas de resposta a estes doentes que lhes permita estar nas suas casas com a situação clínica estabilizada e evitar episódios de urgência e internamentos". Assim, adianta que, nesta sessão, "vamos rever as melhores práticas para alcançar estes objetivos".


João Sequeira Carlos

Educação médica pré-graduada: Um cenário que é "um ganho ímpar e irreversível" 

Questionado sobre a dinâmica e comunicação entre o Hospital da Luz Lisboa e os médicos de família de USF das zonas de influência, João Sequeira Carlos adianta que não só "está bem", como teve "uma evolução muito recente que é oportuno destacar". E desenvolve a ideia:

"Este ano arrancou a Unidade Curricular de CSP (MGF e Saúde Pública) na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa. Os primeiros alunos do curso chegaram ao 4.º ano, altura em que a nossa Unidade Curricular integra o Mestrado Integrado em Medicina. O ensino no Campus da Faculdade e os estágios clínicos decorrem em unidades de CSP do SNS e nas unidades de MGF da Luz Saúde da região de Lisboa."

Considera ainda o especialista de MGF que "este cenário colaborativo de educação médica pré-graduada melhorou significativamente a proximidade entre colegas dos dois sectores e é um ganho ímpar e irreversível".

"A MGF tornou-se indispensável no Hospital da Luz Lisboa"

João Sequeira Carlos integra o Serviço de MGF do Hospital da Luz desde a sua abertura, em dezembro de 2006, tendo sido convidado a assumir a Direção do Serviço em 2009. Conhecendo bem a realidade desta unidade, considera que "são muitas as conquistas ao longo destes anos". 

Destaca, no entanto, o facto da "MGF passar a estar em plano de igualdade com as restantes especialidades, no mesmo espaço clínico, em contiguidade de cuidados aumentando a satisfação dos pares e de clientes. Já não somos um corpo estranho dentro do hospital e, nesta trajetória virtuosa, a MGF tornou-se indispensável na prestação de cuidados no Hospital da Luz Lisboa."



Cenários que se "aproximam bastante da realidade clínica"

Esta é já a 3.ª edição do Encontro na Luz dedicado aos Cuidados Saúde Primários e o evento continua a destacar-se pelo seu Centro de Formação e Simulação. "É uma imagem de marca que queremos manter", sublinha João Sequeira Carlos, que integra novamente a Comissão Organizadora deste evento, fazendo questão de destacar este elemento diferenciador:

"No Hospital da Luz Lisboa temos um centro de formação e simulação de topo no contexto internacional com possibilidade de criar ambientes de formação que se aproximam bastante da realidade clínica. Nas vertentes selecionadas para esta edição contamos com cenários de simulação que vão certamente valorizar a experiência formativa dos participantes."

Relativamente a estas sessões, a Comissão Organizadora procura, de ano para ano, "combinar novas sessões com outras que se repetem" e o médico exemplifica: "No caso do treino prático da utilização de ecografia e de implantes contracetivos foram dois cursos com grande sucesso na edição anterior e como tal houve um apelo para que integrassem novamente o programa em 2024. E são neste momento os cursos mais procurados."

Qua
nto à escolha das novas sessões no centro de simulação, recaem em "temas que têm uma aplicação diária na prática clínica dos Cuidados de Saúde Primários".

O facto é que o resultado tem sido muito animador. "O feedback que temos recebido de colegas de MGF que tiveram contacto com o Centro de Simulação é o melhor possível. Falam sempre com grande entusiasmo da experiência formativa e manifestam vontade em regressar no ano seguinte."

Para João Sequeira Carlos, não há qualquer dúvida de que "temos um programa forte com temas diversos e pertinentes para os CSP". 

Contudo, porque "o sucesso do evento depende acima de tudo da adesão e participação dos colegas", deixa o convite: "Contamos com a vossa presença! Todos são bem-vindos!". 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda